O Theatro José de Alencar recebe nos dias 21 e 22 de setembro (sábado e domingo), às 19h, no Palco Principal, o espetáculo “1877”, da Trapiá Cia Teatral, de Caicó (RN).
“1877” é uma peça convidada a integrar a Série Cênica Especial no Theatro José de Alencar, que tem patrocínio do Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. A entrada é gratuita com a retirada de ingressos feita pela plataforma Sympla.
O espetáculo apresenta o sertão nordestino num dos períodos mais terríveis de sua história: a Grande Seca de 1877. A seca, que pela primeira vez fez chegar aos tabloides do país, a real situação dos sertanejos e a falta de políticas públicas para garantir uma vida digna aos moradores das brenhas do sertão. Pessoas que precisavam conviver com a falta de alimentos, com uma epidemia de varíola avassaladora, com grupos de cangaçeiros que perambulavam pela caatinga em busca de justiça e cometendo injustiças, padres insensíveis e outros com grande apelo popular, escravidão que ainda agravava a situação dos negros, beatos que pregavam a salvação pela fé e pela resistência, romeiros sempre em busca de uma possibilidade de encontrar conforto espiritual e de comida para seus estômagos, pessoas tomadas pela miséria e que cometiam crimes como o canibalismo, poetas que enfeitaram de cores através de seus versos um sertão em desordem… um mundo que lutava para continuar vivendo, mesmo que tudo indicava o contrário. Resistir e ser forte… Isso se faz em “1877”, espetáculo que fala de corpos em suas complexidades, não de números. Um território construído nos deslocamentos e nas dores.
Serviço
Série Cênica Especial no TJA
Espetáculo “1877”, da Trapiá Cia Teatral (Caicó-RN)
Data: 21 e 22 de setembro de 2024 (sábado e domingo), às 19h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525, Centro-Fortaleza-CE.
Capacidade: 711 lugares
Duração: 55min
Classificação indicativa: 12 anos
Local acessível somente no setor Plateia (térreo)
Gratuito – distribuição pelo Sympla