O Festival Choro Jazz segue programação em Crato (CE), Região do Cariri. Neste sábado, 21, após um cortejo com o Reisado de Mestre Aldenir, do Crato, quem abre a programação de shows, às 19h, são Gilberto Monteiro, o Quarteto Sucinta e Gustavo Garoto, reforçando a conexão musical entre o Rio Grande do Sul e o Ceará. Considerado uma lenda da música gaúcha, Gilberto, 71 anos, compositor de clássicos do Rio Grande, une sua cordeona de botão às cordas do quarteto de Porto Alegre formado por Clarissa Ferreira e Miriã Freitas nos violinos, Gabi Vilanova na viola e Luyra Dutra no violoncelo.
Às 20h30 acontece o show Carlinhos Patriolino convida Choro Cabuloso. O guitarrista, violonista e bandolinista Carlinhos Patriolino é um nome histórico egresso da geração da Massafeira Livre e referência na música instrumental e se junta ao projeto Choro Cabuloso, idealizado pelo pandeirista e produtor cultural Tauí Castro, em um espetáculo dos mais aplaudidos nos últimos anos em Fortaleza.
Às 22h, hora e vez de Moacyr Luz e do Samba do Trabalhador, levando ao Cariri integrantes da famosa roda de samba que acontece todas as segundas-feiras no Rio de Janeiro, com quadra lotada para a apresentação de um repertório de autenticidade e diversidade. Mais um intercâmbio entre estados e matrizes musicais, destacado pelo Festival Choro Jazz.
Neste domingo, 22, a programação começa mais cedo, às 16h, com o Maracaru Uinu-Erê, em cortejo, e com o show de duas outras referências da música instrumental no Cariri: Tâmara Lacerda, jovem violonista e cantora de grande destaque na cena da região, uma artista influenciada pelo festival, seguidora atenta de referências como Egberto Gismonti e Dori Caymmi. Tâmara se apresenta juntamente com o acordeonista Ranier Oliveira.
Às 18h, se apresenta O Trio, criado em 1987 para homenagear Radamés Gnattali, então no aniversário de 80 anos do grande maestro. O grupo conta com os mestres Maurício Carrilho, Paulo Sérgio Santos e Pedro Amorim, na formação inusitada de violão, clarinete e bandolim.
E às 19h30, encerrando a programação do Choro Jazz no Cariri, o palco é de Egberto Gismonti e da Orquestra à Base de Sopro, de Curitiba, com 16 músicos, em uma apresentação especialíssima, fechando esta segunda etapa do festival em 2024 e brindando o público com um grande encontro.
Serviço
Festival Choro Jazz
Crato -CE
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, bairro Batateiras
Shows de 20 a 22 de setembro
Roda de Conversa com Egberto Gismonti
Dia 21 de setembro, na Vila da Música
Entrada franca em todas as atividades.
Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.