O grupo vocal Cinco em Ponto, que marcou época na cena musical cearense a partir do final dos anos 1990, realiza um show especial de retorno aos palcos, após longo tempo de intervalo. A apresentação acontece neste sábado, 28, às 18h, no Centro Cultura Banco do Nordeste – CCBNB Fortaleza. A noite que também tem show da cantora e compositora Fabíola Líper com o pianista Thiago Almeida, seguindo de uma terceira apresentação, coletiva, em celebração à MPB. Tudo com entrada franca. Foto: Divulgação.
No show de retomada, neste sábado, atendendo a convite do produtor cultural e compositor Dalwton Moura, o grupo apresentará a íntegra do repertório de seu disco, “Seara”, relembrando canções de autores/as cearenses. O quinteto contará com Adelane Delmondes, Annalies Borges, Celiane Teixeira, Lorena Almeida e Simone Sousa.
A apresentação também contará com o violão de Victor Hugo Santiago e a percussão de Jefferson Portela, ladeando as cantoras na imersão pelo repertório do disco “Seara”.
O CD conta com texto de apresentação assinado pela eterna mestra e maestrina Izaíra Silvino, que destaca: “Sigo as trilhas, embevecida! Canções que desafiam qualquer instante e brotam fortes! Íntima fruição! Coração harmonizando-se à harmonia das vozes destas mulheres! Quinze anos em construção, e elas, só encantamento, (desen)cantam os brotos e fecundam nosso cenário com suas cenas, imagino as penas. E pronto. Não tem riacho comprido que empate o viajar destas meninas”.
O repertório do disco “Seara”
No repertório do disco que será a base do show de retorno do grupo, neste sábado, uma fotografia importante de um entrecruzar de gerações da música cearense, com destaque para autores/as das décadas de 90 e 2000, mas incursões também a outros períodos. Uma seleção que demonstra a riqueza, a intensidade e a força da nossa música, ao mesmo tempo ensejando reflexões sobre os grandes desafios para que compositores/as pudessem continuar se dedicando prioritariamente à música, à construção de carreira, ampliação de repertório e gravações, presença continuada na cena, ao seu saber, à sua arte.
As 15 canções do disco são “Romance da donzela” (Adauto Oliveira), “Cinema carruagem” (Rogério Franco, Paulo César Oliveira e Alan Mendonça), “Baião carcará” (Lenine Rodrigues e Francélio Figueiredo), “Clara vida” (Fernando Rosa e Janaína Lopes), “Breu de mim” (Jácio Cidade e Marcus Rocha), “É assim o meu amor” (Mário Mesquita e José J. Pinto), “Desafio” (Vera Barros), “Na lua cheia dessa solidão” (Fernando Crateús, Rogério Lima e Evaristo Filho), “Disneylândia (Fantasma)”, de Isaac Cândido e Marcus Dias, “Sementes”, de Zélia Fernandes, “Solo feminino” (Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça), “Sina de cantor” (Rogério Franco/Serrão Castro), “Coco de embalo” (Fernando Rosa), “Canto de coco pra Azuleika e Asa branca” (Abidoral Jamacaru), “A bolha” (Aroldo Araújo e Raimundo Cassundé) e “Paisagens” (Tarcísio José de Lima e Marcelo Melo).
Serviço
Grupo Cinco em Ponto
Sábado, 28 de setembro, às 18h
Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza
Rua Conde D´Eu, 560, Centro – Fortaleza-CE
Após o show do Cinco em Ponto, acontecem apresentação da cantora e compositora Fabíola Líper, com o pianista Thiago Almeida, e show coletivo dedicado à MPB.
Tudo com entrada franca.