Após realizar trabalho para o alerta, a prevenção e a denúncia do trabalho infantil, em 2023, junto a gestores e órgãos como Defensoria Pública e Conselho Tutelar no Ceará, o Grupo de Teatro Formosura apresenta o Projeto Yaiá quer Brincar, uma boneca gigante com características afro-indígenas, de 3m de altura, agora voltado para ampliar o alcance das intervenções artísticas/teatrais do grupo, percorrendo 3 escolas de ensino especial infantil em Fortaleza. Foto: Divulgação.
A iniciativa, agora, que pretende beneficiar 500 crianças com deficiência, tem o objetivo de estimular a vivência de brincadeiras tradicionais que a boneca aprendeu com sua avó e aborda, brincando, os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em 2023, a ação esteve em 15 escolas de ensino infantil e 05 praças públicas de Fortaleza.
Diante da comprovada aceitação das crianças e docentes, o projeto pretende expandir, de forma gratuita, a trajetória de Yaiá para escolas de ensino especial, ou seja, escolas que atendem crianças com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas ou transtornos do desenvolvimento.
O calendário apresentações nas escolas nos bairros Serrinha – iniciado no dia 27 de setembro, no Instituto Moreira de Sousa), Rachel de Queiroz – dia 01 de outubro, na Escola Bilingue Suderland – e no dia 10 de outubro, no Instituto dos Cegos Hélio Goes, no bairro São Gerardo. “Ensejamos com essa ação inclusiva, promover além da valorização de brincadeiras populares, difundir os direitos fundamentais para todas as crianças, desde o direito de brincar, cultura, lazer, à educação de qualidade, compreendendo todos os direitos irrevogáveis e conectados entre si”, explica Graça Freitas, bonequeira e diretora de teatro.
Por este projeto, segundo a diretora, Yaiá continua fazendo visitas às escolas, mas desta vez vivenciando junto às crianças com deficiência brincadeiras tradicionais e lembrando de seus direitos constitucionais. Ela será acompanhada por pessoas adultas, pois criança não pode andar sozinha. Os acompanhantes de Yaiá são artistas/educadores(as) que conduzem os encontros entre Yaiá, as crianças, os professores e a comunidade escolar.
O roteiro de ações da intervenção lúdica que propomos está pensado de forma a assegurar o espaço de fala das crianças. Assim, Yaiá propõe três momentos com as crianças: brincar, sonhar e cirandar, com técnicas pedagógicas adaptadas às necessidades específicas de cada escola. No “brincar”, trazemos brincadeiras que a avó ensinou; no “sonhar”, as crianças podem externar seus sonhos e desejos por meio de desenhos ou frases colocadas em cartazes.
No final, será feita uma grande ciranda da despedida. A equipe que acompanha a intervenção é composta por um ator manipulador da boneca gigante, quatro artistas/educadores, um técnico de som e produção. Sendo assim, “Yaiá quer brincar! Uma ação especial” consiste na realização de seis intervenções lúdico-teatrais com Yaiáa, uma boneca gigante, em três escolas de ensino especial de Fortaleza, atendendo cerca de 500 crianças.
Serviço
Projeto Yaiá quer Brincar! Uma Ação Especial
27/09 Instituto Moreira de Sousa – Serrinha
01/10 Escola Bilingue Suderland – Rachel de Queiroz
10/10 Instituto Hélio Goes – São Gerardo