O projeto “Encontro dos Precursores da Capoeira Cearense” chega à sua terceira edição neste sábado, dia 23 de novembro, a partir das 16h, no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. Além de estar inserido no contexto das comemorações do Mês da Consciência Negra, é também parte integrante da programação da 19ª Semana Municipal da Capoeira – SMC/2024. A participação é gratuita e acessível em Libras. Foto: Divulgação.
A programação inicia com às 16h, com o seminário “A Capoeira no contexto dos editais culturais”, será debatida a perspectiva de uma maior inserção e pleitear mais espaço e participação da capoeira, enquanto categoria da linguagem da Cultura Tradicional Popular, no contexto dos editais culturais em níveis estadual e municipal. Na ocasião, serão lembrados e especialmente homenageados precursores da Capoeira do Ceará, bem como personalidades e instituições que têm contribuído com a valorização e o engrandecimento da Capoeira do Ceará. Também será feita uma homenagem especial ao ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador fluminense Paulo Gustavo, que faleceu precocemente, vítima da Covid-19, e que leva o nome da lei cultural (Lei Paulo Gustavo), em cujo edital o presente projeto foi contemplado.
Encerrando, às 18h30, a Roda de Capoeira Iracema – Especial Roda dos Precursores da Capoeira Cearense, ação realizada pelo protagonista do presente projeto, o Coletivo Movimento de Revalorização da Capoeira Brasileira, na Praia de Iracema, desde o ano de 2021, que consiste em uma apresentação de capoeira que vai reunir a velha guarda e a nova geração de capoeiristas para um momento de confraternização e celebração da Capoeira do Ceará. O projeto “Encontro dos Precursores da Capoeira Cearense” traz no seu conceito o resgate e a preservação da memória da Capoeira cearense, através da valorização de sua origem, história e ancestralidade e do reconhecimento de seus precursores, aqueles que pavimentaram o caminho por onde anda a nossa capoeira atual. Tem como objetivo estratégico manter viva a memória e o legado dos seus precursores, o que significa manter viva a história, essência e trajetória da própria capoeira do Ceará. Por outro lado, promove, divulga e valoriza a cena capoeirista contemporânea do estado do Ceará, especialmente da capital Fortaleza. O “Encontro dos Precursores da Capoeira Cearense” tem como protagonista e realizador o Coletivo Movimento de Revalorização da Capoeira Brasileira, que se configura como um instrumento de atuação em defesa da história e do legado, bem como das pautas e reinvindicações em prol da melhoria, promoção e valorização da capoeira local, enquanto cena cultural, comunidade e categoria profissional. O Projeto “III Encontro dos Precursores da Capoeira Cearense” é uma realização do Coletivo Movimento de Revalorização da Capoeira Brasileira e conta com o apoio institucional do Instituto Cultural Iracema, por meio do Centro Cultural Belchior, da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. “Projeto apoiado pelo Edital para as Artes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022)”.
Serviço
III Encontro dos Precursores da Capoeira Cearense
Local: Centro Cultural Belchior
Data: 23 de novembro, sábado
Horário:16h – Seminário
18h30 – Roda de Capoeira
Gratuito
Informações:
Eduardo Fernando Araújo Lima (Mestre Dunga) – (85) 98539.7669 (celular/whatsapp)eduardofernandoaraujo@hotmail.com Franciscus Galba Alves Ribeiro – (85)99856.4792 (celular/whatsapp) fcgalba1@gmail.com Jean Araújo Teixeira (Mestre Jean) – (63) 98424.4429(celular/whatsapp) Jeanarteixeira@hotmail.com