Uma das manifestações tradicionais da cultura popular de Fortaleza, a Festa dos Caboclos, realizada no bairro Parangaba, é tema do espetáculo homônimo encenado pela Cia. de Teatro Que História É Essa?, neste domingo, dia 24 de novembro, às 20h, na Praça da Matriz, da Igreja Bom Jesus dos Aflitos, encerrando a temporada de apresentações iniciada no dia 14 de novembro. O acesso é gratuito. Foto: Divulgação.
A montagem que faz um importante resgate histórico do patrimônio cultural e histórico tem a dramaturgia de Selma Santiago, pesquisa histórica de João Paulo Vieira Neto e produção executiva da Moio de Artes Produções Artísticas e direção de Ronaldo Agostinho, figurinho de Ricardo Bessa e e no elenco: Baruque Teixeira, Eloiza Temoteo, Lucas de Souza, Paulo Roberto e Pedro de Silva.
Ao longo dos anos, a festa passou por transformações e passou a ser denominada Festa da Coroa do Bom Jesus dos Aflitos. A chegada dos caboclos é uma manifestação cultural e religiosa que teve origem.no século XVII. São três séculos de tradição que mostram a trajetória e a religiosidade dos povos indígenas que formaram a Missão do Bom Jesus dos Aflitos da Porangaba dando origem ao município e depois bairro de Parangaba. A Coroa do Bom Jesus dos Aflitos foi doada aos indígenas da Porangaba pelos jesuítas para manifestar a fé católica e promover a paz e união entre os povos indígenas. Originalmente a Coroa descia no segundo domingo de setembro e percorria em peregrinação às cercanias da Porangaba e depois seguia com destino ao Sertão, passando por várias localidades em Maranguape,Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, chegando finalmente em Viçosa do Ceará, de onde regressaram após três meses de peregrinação. Durante o percurso eram pedidos doações e o convite para todos participarem para a Festa do padroeiro Bom Jesus dos Aflitos que começava no dia 23 de dezembro indo até 6 de janeiro, quando a Coroa retornava para a cabeça da imagem do seu padroeiro.
Reconhecendo a importância histórica e cultural dessa tradição, a Festa da Coroa do Bom Jesus dos Aflitos de Parangaba é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município pelo Decreto nº 16.031, de junho de 2024.
A Festa dos Caboclos da Parangaba é um projeto apoiado pelo IX Edital das Artes de Fortaleza.
Serviço
Festa dos Caboclos da Parangaba
Dia 24 de novembro, às 20h
Praça da Matriz – Igreja Bom Jesus dos Aflitos
Rua Sete de Setembro, 25 – Parangaba
Gratuito