O espetáculo “Auroras – mulheres que desejam”, primeiro solo de dança flamenca da artista Keila Rodrigues (Palos Estúdio Flamenco) será apresentado neste sábado, 30 de novembro, às 19h, no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza. A entrada é gratuita.
Foto: Divulgação.
A concepção do espetáculo tem como base primeira, documental e inspiradora a trajetória da artista plástica e mulher da vida Aurora Cursino dos Santos, que transita nos campos da história, da história da arte, da psicanálise, da literatura feminista e agora, também na dança, em especial na dança flamenca.
O solo nasce, assim, do desejo, das memórias de vida e das experienciações da arte, do ser-mulher, do tornar-se mulher e propõe coreoperformar entrelaçamentos artísticos e possibilidades cênicas, explorando a conexão do corpo flamenco com outras artes e com atravessamentos da psicanálise. O espetáculo entretece as linguagens da dança, da literatura, da performance e das artes visuais, somando-se a ele diversas referências de mulheres-artistas, a partir das inquietações e pesquisas da intérprete-criadora sobre a mulher, o feminino e a teia de temas que fiam as histórias e as obras dessas artistas e de tantas outras mulheres.
No palco, Keila Rodrigues será acompanhada pelo maestro João La Fúria, um dos mais conceituados músicos de guitarra flamenca do Brasil, que veio a Fortaleza especialmente para o solo; e as participações especiais de artistas fortalezenses, o guitarrista de flamenco Renan Távora e a cantora Érica Albernaz.
Concepção e Direção Artística: Keila Rodrigues
Direção Musical: João La Furia
Participação especial: Renan Távora e Érica Albernaz
Produção: Arbórea Cultural – Sara Síntique
Serviço
Auroras – mulheres que desejam
Local: Centro Cultural do Banco do Nordeste Fortaleza
Rua Conde d’Eu, 560, Centro – Fortaleza-CE
Data: 30/11/2024, Sábado
Horário: 19h
Entrada: Gratuito
Classificação: Livre