A criação do Marco Legal dos Jogos Eletrônicos (Lei 14.852), em maio de 2024, estabeleceu uma nova era para o campo audiovisual brasileiro. Diante deste rico cenário, o Governo do Ceará, a partir da Secretaria da Cultura (Secult), trabalha o aprimoramento das políticas públicas destinadas ao setor dos games no estado. (Foto: Jeny Sousa)
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio último, em São Paulo, a Secult Ceará marcou presença na “Gamescom Latam 2025”. Considerado o maior evento de jogos da América Latina, a iniciativa reuniu ampla programação com autoridades nacionais e internacionais que atuam neste mercado.
Durante o evento, a pasta, por meio de articulação da Coordenadoria de Cinema e Audiovisual (CCAVI), dialogou com investidores internacionais, associações atuantes no mercado de jogos eletrônicos e participou de palestras sobre políticas públicas e o mercado de games.
Além disso, foram realizadas reuniões visando futuros acordos de cooperação, principalmente com foco em intercâmbio, coprodução e distribuição das obras produzidas pelo setor audiovisual cearense.
“Estamos comprometidos com um planejamento estratégico que impulsione a economia criativa. O setor de jogos eletrônicos cresce exponencialmente, passa por uma ampla reestruturação no País e o Ceará tem talento de sobra para se destacar nessa área. Nesse sentido, a Secretaria atua de forma articulada, promovendo reuniões com agentes culturais, ouvindo o setor produtivo e marcando presença em eventos estratégicos no Brasil e no exterior, para fortalecer políticas públicas e atrair investimentos”, destacou o Secretário Executivo da Cultura, Rafael Felismino.
Secult Ceará no mercado de games
Já nos dias 5 e 6 de maio, em Fortaleza, aconteceu o “Brazil Games Fast Travel: Land of Light”. O encontro internacional da indústria de jogos, realizado na Kuya – Centro de Design do Ceará, deu seguimento à agenda de articulações institucionais da Secult Ceará para o segmento de games.
As reuniões buscam parcerias nacionais e internacionais e reuniram representantes do audiovisual no Conselho Estadual de Política Cultura do Ceará (CEPC), Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende) Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sebrae Ceará, Banco do Nordeste (BNB), Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais Eletrônicos (Abragames), Brazil Games Export Program, e profissionais de companhias e iniciativas como EA Games (EUA) e Spielfabrique (ALE).
Na tarde da segunda-feira (5), o Secretário Executivo da Secult, Rafael Felismino, e a equipe da Coordenadoria de Cinema e Audiovisual (CCAVI), realizaram reunião com Jason Della Rocca (Execution Labs), Kristian Roberts (Nordicity), Juney Dijkstra (EA Games) e Thierry Baujard (Spielfabrique).
Na manhã da terça-feira (6), no Sebrae Ceará, o Plano Setorial da Indústria de Jogos no Ceará (ProGamesCE) foi tema de reunião conduzida pela presidente da Ascende, Loana Russo, e pelo presidente da Câmara Setorial do Desenvolvimento Econômico da Cultura (CSDEC), Arison Uchoa.
Nesta oportunidade, estiveram presentes Camila Vieira, Josy Macedo e Marcus Antonius (CCAVI/Secult Ceará), Paulo Alcoforado (Ancine), Flaviene Vasconcelos (Secitece), Ananda Arnaud (SDE), Edjânio Chaves (BNB), Ruan Lessa (Sebrae) Jason Della Rocca (Execution Labs), Kristian Roberts (Nordicity), Juney Dijkstra (EA Games) e Thierry Baujard (Spielfabrique), Mike Yamazaki (Shining Tree) e Sasha Volkohon (Remote Control Productions).
Na tarde da terça-feira (6), um encontro abordou a importância do setor como vetor econômico para o estado e seu papel na consolidação da empresa pública de audiovisual. Participaram o Secretário Executivo da Secult, Rafael Felismino; o diretor da Ancine, Paulo Alcoforado; a diretora de relações governamentais da Abragames, Raquel Gontijo; a gerente do Brazil Games Export Program, Patricia Sato; Marilena Lima (CEPC); Márcia Noronha e Ananda Arnaud (SDE) e Flaviene Vasconcelos (Secitece).
“As reuniões com representantes de instituições, empresas e profissionais na área de games e audiovisual são importantes para a Secult Ceará estruturar parcerias e conexões para ações da nossa política cultural, além de estratégias para a implantação da empresa cearense do audiovisual”, destacou a coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secult Ceará, Camila Vieira.