O artista visual Celso Oliveira celebra 50 anos de dedicação à fotografia com o lançamento do livro “Habitantes”, publicação que dá continuidade à sua aclamada exposição homônima, exibida entre 2022 e 2023 no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Com uma seleção de 60 imagens que atravessam o Ceará, o Nordeste e outros territórios da América Latina, o livro reafirma o olhar humanista e socialmente engajado de Celso sobre os povos e suas culturas. (Foto: Celso Oliveira)
O primeiro lançamento do livro acontece em Fortaleza, nesta quinta-feira, dia 26 de junho, das 18h às 20h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com entrada gratuita, o evento contará com presença do autor, sessão de autógrafos e bate-papo com convidados. Na sequência, estão previstos lançamentos no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, em Juazeiro do Norte (10/07), e no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (06/08).
“Habitantes” foi viabilizado por meio do Edital Mecenas do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), com apoio institucional do Governo do Ceará e apoio cultural da Enel, Coca-Cola e Banco do Nordeste. Editora: Tempo D’Imagem. A produção do lançamento do livro é do Pluriverso.
Com tiragem de 2 mil exemplares e distribuição gratuita em bibliotecas públicas do Ceará, a publicação amplia o alcance da exposição que atraiu mais de 25 mil visitantes, propondo uma reflexão poética e crítica sobre as identidades latino-americanas. Além das fotografias, o livro reúne textos inéditos de jornalistas, pesquisadores e críticos convidados, que dialogam com os temas e a trajetória do autor.
Radicado no Ceará desde os anos 1980, Celso Oliveira é referência na fotografia documental brasileira. Com um estilo marcado pela sensibilidade estética e compromisso social, seu trabalho retrata festas populares, manifestações culturais e o cotidiano de comunidades, sempre com um olhar atento à dignidade e identidade dos retratados.
Sobre Celso Oliveira
Natural do Rio de Janeiro e cearense de coração, Celso Oliveira iniciou sua carreira em 1975 como assistente de laboratório no Estúdio Fotografismo e Artes. Atuou como fotógrafo em publicações como Veja, IstoÉ e O Globo, e integrou a equipe do jornal O Povo, sob coordenação de Chico Albuquerque. Em 1994, fundou, ao lado do fotógrafo Tiago Santana, a Tempo D’Imagem, agência e editora dedicada à produção de ensaios e livros fotográficos.
Entre suas participações mais marcantes estão o 5º Colóquio Latino-Americano de Fotografia (Cidade do México, 1996) e o projeto Brasil sem Fronteiras, ao lado de nomes como Antonio Augusto Fontes e Elza Lima.
Lançamento do livro “Habitantes”, de Celso Oliveira
Distribuição gratuita – Sessão de autógrafos e bate-papo com o autor
Fortaleza
Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE)
26 de junho (quinta-feira)
Das 18h às 20h
Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil
Juazeiro do Norte
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
10 de julho (quinta-feira)
Das 18h às 20h
Rua São Pedro, 337 – Centro
Fortaleza
Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza
06 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Das 18h às 20h
Rua Conde d’Eu, 560 – Centro
Mais informações no Instagram: @projetocelsofotografia
