A segunda temporada da série “Viabilizando Sonhos Culturais” realizada pela produtora pernambucana Liga Criativa, acaba de lançar o primeiro no canal de Youtube da produtora @ligacriativa. Os demais episódios serão lançados semanalmente, sempre às quintas-feiras, 00:00.
Produzida com recursos oriundos dos editais da Lei Paulo Gustavo de Recife e Pernambuco, a websérie tem produção geral da Liga Criativa e participações especiais de profissionais e especialistas de diversos setores da economia criativa com representação das cinco regiões do país.
O principal objetivo da “Viabilizando Sonhos Culturais” é ser um espaço de informação online, constante e acessível a todas as pessoas que desejam investir em conhecimento em prol de suas carreiras ou empreendimentos culturais, independente da linguagem artística.
De acordo com Eliz Galvão, produtora cultural e fundadora da Liga Criativa, a websérie é uma forma de unir a experiência das formações (virtuais e presenciais) com a presença já frequente nas redes sociais, somadas ao desejo de expansão da Liga, originando um produto formativo e acessível para seus públicos: “Enxerguei, na linguagem do audiovisual, a chance de unir minha expertise como facilitadora à ampliação da atuação digital da Liga, fortalecendo o posicionamento da empresa nesse universo”, ela explica.
Após uma estreia onde foi possível encontrar o formato ideal para que o projeto seguisse sua viagem, na nova temporada os temas abordados são: Currículo artístico, orçamento de projetos, editais e leis de incentivo, direitos autorais, acessibilidade cultural e “DDD da Cultura” (Democratização, Descentralização, Diversidade). Sobre a curadoria desses temas, quem também revela como se deu é Eliz Galvão.
“Durante a execução da primeira temporada, lançamos alguns conteúdos nas redes sociais incentivando o público a sugerir temas que gostariam de ver numa próxima edição. Registrei todas essas sugestões e, a partir delas, fui construindo a curadoria da nova temporada. Também incluí temáticas que venho observando como essenciais no atual cenário da cultura, como os direitos autorais, a acessibilidade cultural e o DDD da Cultura”, ela comenta.
Em tempos de conteúdos rápidos, a Liga Criativa conseguiu sintetizar temáticas relevantes ao ecossistema criativo em episódios semanais, de 10 minutos, com fontes seguras e a participação de especialistas, uma forma de levar conhecimento de qualidade dentro da nova lógica de consumo. Na temporada, a websérie conta com a participação das especialistas convidadas Andressa Batista, Carol Lacombe, Clarice Andrade, Janine Rodrigues, Leticia Lima e Nat Ferruzzi.
“Quem realmente se propuser a assistir à websérie com um olhar de aprendiz vai, com certeza, aprender, ou, no mínimo, reciclar informações importantes. A proposta é que cada episódio venha acompanhado de material de apoio gratuito, funcionando como um conteúdo complementar para quem quiser se aprofundar. Vale destacar também a qualidade do trabalho que está sendo entregue, com recursos de acessibilidade garantidos em Libras e LSE, reforçando o compromisso com uma formação mais inclusiva e democrática”, conclui Eliz.