O Banco do Nordeste Cultural realiza, a partir deste sábado, 18, a 1ª edição da Mostra de Cinema Arquivo em Fluxo, a partir das 14h30, na Galeria Letícia Parente, no Centro de Fortaleza. A Mostra se estende até dia 14 de novembro e exibe obras do cineasta palestino Kamal Aljafari. A atividade conta com uma visita guiada do pesquisador, professor e curador Pedro Azevedo e tem o objetivo de explorar as fronteiras do audiovisual, ativando memórias entre passado, presente e futuro, e reafirmar a arte como campo de disputa da memória coletiva. A exposição tem classificação livre e duração de 1h30.
Serão exibidas seis obras de Kamal Aljafari, com cinco curtas-metragens (UNDR, Paradiso XXI 108, Visit Iraq e Balconies) e uma instalação multicanal (A Câmera Dos Despossuídos). Nestas obras, Aljafari revisita registros do século XX para reinscrever a história de violência e deslocamento sofrida pelo povo palestino. Seu gesto entre cinema e artes visuais desmonta linearidades temporais e cria dispositivos que interrogam o poder da imagem em processos de violência e genocídio.
O cineasta
Kamal Aljafari nasceu em Ramla, na Palestina, em 1972, e hoje reside em Berlim, na Alemanha. O cineasta trabalha com imagens em movimento, entrelaçando ficção, não ficção e arte. Seu trabalho foi exibido em vários festivais e instituições internacionais de cinema. Em 2021, foi membro do júri da seção Leopard of Tomorrow do 74º Festival de Cinema de Locarno (Suíça). Ele foi um artista de destaque no Robert Flaherty Film Seminar (Nova York, EUA) e foi bolsista do Radcliffe Institute and Film Study Center da Harvard University.
Confira a programação:
Abertura: dia 18 de outubro, sábado, às 14h30
Participação pública do curador na exposição
Dia 25 de outubro, sábado, às 13h
Dia 31 de outubro, sexta-feira, às 13h30
Local: Banco do Nordeste Cultural Fortaleza (antigo CCBNB)
Rua Conde D’eu 560, Fortaleza, CE