O filme “A Rebelião dos Jangadeiros” (2025 | Brasil | 90 min) dá continuidade às exibições especiais no Mês da Consciência Negra com quatro sessões em Fortaleza, abertas ao público. Neste sábado, 22, será na Sala Seu Vavá (Instalada no 5º andar do prédio anexo ao Cineteatro São Luiz), no Centro; na quarta-feira, 26, será na sede da OAB-CE, no bairro Edson Queiroz; e na semana seguinte, dias 28 e 29 (sexta e sábado), o longa será exibido no Cinema do Dragão. As quatro sessões são gratuitas.
(Foto: Divulgação/Gavulino Filmes)
Com direção de Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, e produção executiva de Íris Sodré (Gavulino Filmes), o longa-metragem teve sua pré-estreia no dia 15 de outubro na Mostra Siará Cinema, no Cinema do Dragão. No dia 14 de novembro o filme abriu a programação do 1º Novembro Negro da UFC, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará.
SALA SEU VAVÁ – Na Sala Seu Vavá, a exibição será às 9h, como parte da programação “Sessão Cineclubista Trabalho no Cinema”. Após a exibição, às 10h30, haverá debate com Paulo Rogério Carvalho (organizador), Saulo Moreno (Museólogo da UFC) e Frank Ribard (pesquisador da UFC), aprofundando as conexões entre trabalho, memória e desigualdades estruturais abordadas no longa. A sessão é uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará. A programação é voltada especialmente para os alunos da Unilab, mas é aberta ao público.
OAB CEARÁ – Na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OABCE), a exibição será às 18h30. Após a sessão, o debate contará com a participação da diretora do filme Cinthia Medeiros, os depoentes desembargador André Costa e antropóloga Antônia Araújo. “É uma grande iniciativa da OAB Ceará, através da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, principalmente por trazer para a advocacia a história dessa rebelião importantíssima para a libertação das pessoas escravizadas. É um grande avanço para a Ordem dos Advogados do Brasil, em especial da Seção Ceará, que exibirá este filme”, pontua Paulo do Vale, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OABCE, que fará a mediação no debate.
CINEMA DO DRAGÃO – No Cinema do Dragão, onde teve sua pré-estreia em outubro, o filme “A Rebelião dos Jangadeiros” volta a ser exibido, desta vez, na “Mostra Territórios de Liberdade”, do Festival Afrocearensidades. As exibições vão acontecer nos dias 28, às 19h e no dia 29, às 14h.
O longa documental “A Rebelião dos Jangadeiros” resgata a Greve dos Jangadeiros, episódio que impulsionou a abolição da escravatura no Ceará. Em 1881, jangadeiros se rebelaram na então Praia do Peixe (atual Praia de Iracema), recusando-se a transportar pessoas escravizadas para navios que as levariam a novos “patrões” no sul e sudeste do país.
Com uma abordagem sensível e política, o filme combina depoimentos de historiadores, antropólogos, ativistas e pesquisadores, como Jones Manoel, Arilson Gomes, Antônia de Araújo, Vera Rodrigues, André Costa, Hilário Ferreira e a saudosa Lúcia Simão, pioneira do movimento negro cearense, falecida recentemente e homenageada na obra. Na dimensão ficcional, o enredo é guiado pelas personagens Nina (Sâmylla Costa) e sua avó (Adna Oliveira), que dialogam sobre ancestralidade, resistência e identidade negra à beira-mar. A atriz Marta Aurélia representa Preta Simoa, liderança da rebelião e símbolo da luta abolicionista no Ceará, em um papel que atua como guardiã da memória coletiva.
Ficha Técnica
A Rebelião dos Jangadeiros
2025 | Brasil | 90 min.
Direção e Roteiro: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio
Produção Executiva: Íris Sodré | Gavulino Filmes
Elenco: Adna Oliveira, Marta Aurélia e Sâmylla Costa
Serviço
“A Rebelião dos Jangadeiros”
Exibição na Sala Seu Vavá – Sessão Cineclubista Trabalho no Cinema – Dia 22/11, às 9h30, na Sala Seu Vavá, do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro). Sessão especial para alunos da Unilab. Gratuita e aberta ao público.
Exibição na OAB Ceará – Dia 26/11, às 18h30. (Av. Washington Soares, 800 – Edson Queiroz). Sessão aberta ao público, seguida de debate. Acesso gratuito.
Exibições no Cinema do Dragão – Mostra Territórios de Liberdade – Dia 28/11, às 19h, e dia 29/11 às 14h. Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. Acesso gratuito.
