Nos bastidores das produções de audiovisual, como filmes, séries e novelas, os prazos apertados fazem parte da rotina, produtores, equipes de maquiagem, montadores de cenário, câmera, áudio, efeitos especiais, pós-produção, coreografia são espremidos em agendas cada vez mais apertadas para que tudo fique pronto dentro do esperado. (Foto: Istok)
Uma constante nos bastidores dessas produções são as quantidades incomensuráveis de café consumido pelas equipes que trabalham incessantemente para realizar tais produções. Toda a estrutura de catering (alimentação para equipes e astros) é indispensável para manter o ritmo das gravações, que podem iniciar muito antes do amanhecer e terminar em altas horas da madrugada.
O combustível invisível das grandes produções
Diretores, técnicos, produtores e atores consomem o café em diferentes momentos e por diferentes motivos. Pode-se afirmar que essa bebida funciona como um pilar invisível que sustenta o andamento das gravações.
Os sets de produções brasileiras abrigam, em média, cerca de 60 a 80 profissionais durante um dia de gravação e são consumidos cerca de 18 litros de café por dia para manter todo mundo em pé e ativo. Sets de grande porte, com mais de 100 profissionais envolvidos, pode facilmente ultrapassar os 30 litros diários de consumo de café.
Além de ser combustível energético para a equipe, a pausa do café significa um momento de distração e ponto de encontro entre os profissionais, muitas ideias e revisões de cena acontecem durante esse momento.
Cafeteiras industriais e a logística do set
Como o consumo de café é alto em um set de filmagem, a logística precisa ser afiada para acompanhar as demandas. O abastecimento de café em sets envolve planejamento semelhante ao da alimentação, é preciso manter o café sempre fresco e quente, fornecer açúcar, adoçante, leite (animal e vegetal), copos descartáveis ou xícaras, talheres e, em alguns casos, biscoitos e pães para acompanhar.
Geralmente são designados profissionais dedicados exclusivamente para gerenciar a logística do café em produções de média e longa duração.
Algumas das funções esperadas nessa logística são: infraestrutura elétrica, sets de filmagem externa, precisam de geradores dedicados para alimentar os maquinários para produzir o café do intervalo.
A reposição deve ser veloz, especialmente para dias longos de gravação ou com intervalos estendidos entre uma cena e outra.
O material de higienização para produção do café também é indispensável, manter a cafeteira limpa constantemente nos momentos em que não está em uso evita atrasos e mantém a qualidade da bebida constante.
As cafeteiras industriais são comumente utilizadas em sets já que conseguem atender um grande volume constante de pedidos. Em uma indústria frenética por energia ao longo do dia, a cafeteira acaba sendo tão importante quanto as câmeras durante as gravações.
