Intervenção cênica ocupa três espaços de Fortaleza entre quinta e sábado.
Fortaleza recebe, a partir de hoje até sábado, o projeto “Máquina Maracatu: um cortejo sem ninguém”, uma experimentação cênica que discute a diminuição da participação popular nas manifestações tradicionais da cidade. A ação será apresentada em três locais: Escola Filgueira Lima (11) , Praça José de Alencar (12) e Quintal de Cultura e Arte da Vila Betânia (13).
A proposta investiga como a vida digital e o ritmo tecnológico têm afastado pessoas das práticas culturais coletivas. Inspirado na Arte Pública Relacional e na estética do Maracatu, o projeto convida o público a interagir com figurinos, adereços e elementos simbólicos, formando um cortejo construído a partir da participação do próprio espectador.
Criado pelo grupo Gambiarra e Invenções Artísticas, o trabalho parte de estudos sobre a ausência do corpo do ator em cena e de princípios de um teatro não-representacional. “Hoje, parte da convivência passa pelos meios eletrônicos, e isso desloca práticas coletivas para o campo da memória. A obra provoca o público a repensar sua presença na cultura”, destaca Caio César Vidal, produtor no Gambiarra e encenador do projeto.
No dia 13/12, a programação inclui a participação do Grupo Olho Mágico, coletivo de artistas com deficiência visual que integra a experiência cênica com suas próprias leituras sensoriais do Maracatu.
O projeto conta com a colaboração do Maracatu Nação Pici, coordenado por Carlinhos Henrique Brito, que cedeu parte de seu acervo, e do Quintal de Cultura e Arte da Vila Betânia, de Bruno Lobo Laloba, que disponibilizou seu espaço de criação.
“Máquina Maracatu” é realizado com apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio do Edital de Cultura Tradicional Popular – SECULTFOR/2024.
PROGRAMAÇÃO
11/12 – Escola Filgueira Lima (13h30)
Av. dos Expedicionários, 3910 – Jardim América
12/12 – Praça José de Alencar (17h30)
R. Gen. Sampaio, s/n – Centro
13/12 – Quintal de Cultura e Arte Vila Betânia (16h)
R. José Camelo, 188 – Parangaba
Participação do Grupo Olho Mágico
[Serviço]
Apresentações do projeto Máquina Maracatu: um cortejo sem ninguém
Dia 11/12 (quinta -feira), às 13h30 – escola Filgueira Lima
Dia 12/12 (sexta-feira), às 17h30 – praça José de Alencar
Dia 13/12 (sábado), às 16h – Quintal de Cultura e Arte
Informações: Caio Vidal (85) 85 9207-2834 \ @gambiarraeinvencoes
