O município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, celebra sua riqueza artística e cultural com a Mostra Competitiva de Filmes da Lei Paulo Gustavo e a pré-estreia do documentário “Mar e Sertão da Cultura” no Cine Carnaúba – Festival de Cinema de São Gonçalo do Amarante. O evento que marca a memória e o futuro da cultura local será realizado nesta quinta-feira, dia 18 de dezembro, às 14h, no Ginásio Waldemar Alcântara. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
O evento reunirá produções audiovisuais que retratam a diversidade cultural do município, valorizando tradições, histórias e novas expressões artísticas. Além da exibição do documentário, o público poderá prestigiar os filmes selecionados para a Mostra Competitiva, que contará com premiação de Júri Oficial e Júri Popular.
Processo Formativo
O projeto foi antecedido por um programa de formação em audiovisual, que capacitou artistas, produtores e agentes culturais locais em todas as etapas da produção cinematográfica. Os participantes vivenciaram desde a pesquisa e elaboração de roteiros até as gravações, edição e finalização do documentário, bem como difusão audiovisual, aprendendo sobre crítica, curadoria e organização de mostras. Esse percurso garantiu que o resultado fosse fruto de uma construção coletiva, fortalecendo a identidade cultural de São Gonçalo do Amarante e ampliando a autonomia dos agentes culturais.
Filmagens
As gravações do documentário aconteceram em diferentes regiões do município, registrando tanto o sertão quanto o litoral e a sede urbana. Foram realizadas entrevistas com mestres da cultura, artistas, pesquisadores e gestores, além de registros em espaços simbólicos como igrejas, praças, praias, museus e comunidades tradicionais. O roteiro de filmagens garantiu uma representação plural das manifestações culturais, dando voz a protagonistas da tradição e da contemporaneidade.
Filmes em Exibição na Mostra Competitiva
Casa de Engenho – Dir. Emerson Xangai
Resgata a memória das casas de rapadura, revelando um patrimônio cultural em risco de desaparecer.
LAPSO Taíba – Dir. Viviane Mesquita
Videoarte em timelapse que revela a beleza natural e cultural da Praia da Taíba.
Entre, História, Memória e Molduras – Dir. Hércules Herculano
Um percurso visual pela história de São Gonçalo do Amarante através de fotografias e acervo histórico.
Meu Ser Tão Só – Dir. Dioge Santos e Ana de Sousa
Fashion movie que reflete sobre identidade e pertencimento, celebrando diversidade e singularidade.
Estou Aqui – Dir. Patrick
Clipe da banda Forró Kativo que conta a história de reencontro amoroso filmada no Mirante da Taíba, cartão postal do município.
Siupé é todo poesia – Dir. Regenildo Paiva
Siupé, a região mais antiga do município, misturando beleza, música e poesia para revelar sua essência cultural.
Positiva – Dir. Dunarey
Clipe vibrante que transmite energia e alegria através da música.
Casamento de Querine – Dir. Jorge Layon
Comédia popular que retrata costumes e crenças do interior em uma trama divertida e emocionante.
Exibição Especial de Pré-estreia:
Mar e Sertão da Cultura – Dir. Paulo Benevides
Pré-estreia do documentário que celebra a identidade cultural de São Gonçalo do Amarante, unindo passado, presente e futuro das artes.
O Cine Carnaúba – Festival de Cinema de São Gonçalo do Amarante é realizado pela Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará – Produce e produção da Propono. Apoio cultural: Lei Paulo Gustavo, Secretaria da Cultura e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
Cine Carnaúba – Festival de Cinema de São Gonçalo do Amarante
Data: 18 de dezembro
Horário: 14h
Local: Ginásio Poliesportivo Waldemar Alcântara
Rua Neném Cunha, 618-704 – Centro, São Gonçalo do Amarante – CE
Entrada gratuita
Mais informações no Instagram do Cine Carnaúba: https://www.instagram.com/cinecarnauba/
