“Bertoldo, O Tubarão Que Queria Ser Gente”, musical infantil da companhia amazonense Buia Teatro, fica em cartaz, de 26 de dezembro até 04 de janeiro de 2026, na Caixa Cultural Fortaleza. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, as sessões ocorrem nas sextas-feiras, às 16h; e nos sábados e domingos, às 16h e às 18h. O acesso é gratuito.
Criação da Buia Teatro, reconhecida por representar o teatro de infâncias pelo Brasil e mundo afora, a apresentação é uma fábula musical. “Bertoldo” é inspirada no texto “Se os Tubarões Fossem Homens”, de Bertolt Brecht, renomado autor do século XX, conhecido como o pai do teatro moderno.
A peça propõe uma reflexão poética sobre empatia, poder e humanidade; tudo sob o olhar curioso e sensível das crianças. A fábula, atual, divertida e contundente, fala de poder, manipulação e responsabilidade coletiva, sem subestimar a inteligência do público mirim.
Em cena, o encontro entre a força crítica de Brecht e a estética inventiva da Buia Teatro. Unindo música ao vivo, formas animadas e uma encenação de rara delicadeza visual, “Bertoldo” convida o público a mergulhar em um universo simbólico e mostra que aprender é um processo útil e agradável e pode ser muito divertido.
Dirigido por Tércio Silva, o espetáculo nasceu de um processo colaborativo com crianças e tem trilha original em parceria com Gustavo Kurlat, um dos mais premiados compositores de músicas infantis no Brasil. O texto é da renomada Christine Rohrig, considerada a “neta de Brecht” no Brasil.
Serviço
“Bertoldo, O Tubarão que Queria Ser Gente”
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 26, 27 e 28 de dezembro de 2025 e 2, 3 e 4 de janeiro de 2026.
Horários: sextas-feiras, às 16h; sábados e domingos, às 16h e às 18h
Duração: 55 minutos
Entrada gratuita: retirada de ingressos a partir de 26/12, às 12h, na Bilheteria Cultural; na bilheteria física, podem ser retirados uma hora antes de cada sessão
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 180 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: Site Caixa Cultural / @caixaculturalfortaleza / @buiateatro
Patrocínio: Caixa e Governo Federal
