Uma experiência teatral que une fantasia e realismo, que comove e faz rir ao retratar personagens que vivem no limite do absurdo. Essa é a proposta de “Cordélia Brasil”, clássico dos palcos brasileiros, que ganha nova montagem e chega ao Espaço Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro, em curtíssima temporada, de 16 de janeiro a 08 de fevereiro, sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h. A nova montagem conta com a direção de João Fonseca.
A peça se passa em uma quitinete decadente no Rio de Janeiro e coloca em foco a coragem diante de toda opressão e exaustão vivida pelas mulheres. Na trama, Cordélia (interpretada por Paula Goja) tenta resistir à miséria e ao marido inerte. Numa jornada entre explosões de afeto e ironia, ela trabalha como auxiliar de escritório e começa a se prostituir para sustentar seu companheiro Leônidas (Antonio Pina), que vive em constante procrastinação. A chegada do jovem Rico (Pedro Pedruzzi) acaba estremecendo a relação entre os dois.
Considerada moderna quando escrita, em 1968, “Cordélia Brasil”, mais de meio século depois, segue atual. Com crítica pungente ao etarismo, o texto de Antonio Bivar nos convoca à desconstrução na busca pela consolidação da equidade entre os gêneros. É um convite ao debate e ao questionamento se avançamos na promessa de uma sociedade menos misógina e o quanto internamente a mulher de hoje ainda sucumbe aos cuidados e cobranças ditas como inerentes à sua condição.
Serviço
Cordélia Brasil
Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso
Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Sessões: sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h
Entrada: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), ingressos no site funarj.eleventickets.com
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: comédia dramática
Rede social: instagram.com/cordelia_brasil_/
