Cristina Maria, atração de Portugal. Foto: PBhoriz.
O grande encontro da cultura popular acontece entre os dias 15 e 18 na Praça da Matriz de Limoeiro do Norte, na região cearense do Baixo Jaguaribe, com a realização do VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROVADORES E REPENTISTAS. Participam do evento, 26 duplas de cantadores e cinco declamadores, além de nove atrações musicais convidadas: a fadista Cristina Maria (Portugal), Italo & Renno (CE), Betinho Aguiar (CE), Som das Carnaubeiras (CE), Cacimba de Aluá (CE), Batuta Nordestina (CE), Quinteto Violado (PE), Khalil Gibran (CE) e Chico César (PB). Pela manhã, a programação é no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, com o seminário Um Olhar Contemporâneo sobre a Cultura Popular. Toda a programação é gratuita.
O fado de Cristina Maria
Integrante da nova geração de intérpretes portugueses a fadista Cristina Maria é uma das atrações convidadas da primeira noite do festival. Com seu timbre espesso, sensual, carregado de emoção autêntica, é capaz de ora murmurar em tom de confissão e ora clamar mágoas apaixonadas, onde não se vê nenhum artifício interpretativo.
Natural da Bajouca – Leiria, Cristina Maria iniciou sua carreira musical nos sopros, como flautistas e clarinetista. Fez parte de alguns grupos de música popular e étnica, passando também por bandas de pop e rock como vocalista. Mas o Fado mostrou-se mais forte, tanto na música, como nos poemas, na sua interpretação e nos seus sentimentos.
Há cinco anos canta Fado por todo o País e ainda por outros países da Europa. Em junho de 2009 lançou o seu primeiro CD, que tem como título O Outro Lado. A produção e a direção artística são de Custódio Castelo, um mestre guitarrista reconhecido pela forma irreverente como aborda os temas, como recria novos ambientes para os fados ditos tradicionais e pela fusão da guitarra portuguesa com outras sonoridades. Entre a tradição e a inovação, originais e tradicionais, guitarras, adufe e clarinete – executado pela própria -, é como se posiciona a música de Cristina Maria.
Desde então, Cristina Maria não mais parou de se apresentar nos palcos de Portugal e de países como Itália, Grécia, França, Suíça, Alemanha, Holanda e Montenegro 1º Festival de Fado “Fado Fest”, onde se distinguiu como o melhor concerto do festival, Açores, Brasil, entre outros. O segundo CD de Cristina Maria já está em fase de gravação, contando mais uma vez com a produção de Custódio Castelo.
Serviço
VI Festival Internacional de Trovadores e Repentistas – De 15 a 18 de dezembro em Limoeiro do Norte (CE), com o seminário Um Olhar Contemporâneo sobre a Cultura Popular pela manhã no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM (Av. Dom Aureliano Matos, 2058) e programação artística à noite na Praça da Matriz. Apresentação dos cantadores: Das 20h30min às 22h30min. Shows: A partir das 22h30. Informações: 85-3251.1105. Grátis.