A Petrobras em convênio com a Associação Tapera das Artes, lançará no próximo dia 19, o projeto Livres Toques, que atenderá 458 crianças, adolescentes e jovens de Aquiraz, com atividades profissionalizantes voltadas paras as linguagens de audiovisual, áudio em estúdio, fotografia, música e oficina de luthieria.
O projeto foi pensado com intuito de democratizar as linguagens culturais e preparar a região para o mercado. O Livres Toques está dividido em duas categorias: a primeira que contempla o Programa de Educação para a Qualificação Profissional, onde serão realizados os cursos de audiovisual, áudio em estúdio, fotografia, e Luthieria e a segunda categoria, que é o Programa de Educação Complementar, onde serão oferecidas as aulas de musicalização. O projeto contempla também ações de integração com a comunidade, com atividades paralelas no Teatro da Tapera das Artes através de contação de história, exibição de filmes de arte, realização de palestras e shows musicais.
A duração do Livres Toques será de 24 meses. Neste mês de novembro serão iniciadas as aulas de musicalização em instrumentos variados como sopro, cordas, percussão, acordeon e piano. Para este primeiro momento, as vagas já estão esgotadas. Foram inscritas 300 crianças e adolescentes das localidades de Tapera, Aracas, Patacas, Iguape, Genipapeiro, Machuca, Novos Rumos, Novo Aquiraz, Caracará e Batoque. As aulas de música serão realizadas na sede da Associação Tapera das Artes, na Tapera. Já os cursos profissionalizantes na área de audiovisual, áudio em estúdio e fotografia já estão com inscrições abertas a população, mas com previsão do começo das aulas apenas em fevereiro de 2014, e serão realizados no Centro Cultural da Tapera das Artes, localizado na Sede do Município de Aquiraz, possibilitando melhor acesso aos jovens dos municípios vizinhos que desejarem participar do projeto.
A coordenadora do projeto, Ritelza Cabral, diz que “um dos diferenciais do projeto é o acompanhamento pedagógico para avaliar o desempenho dos alunos ao final de cada mês, onde pretende-se impactar positivamente a realidade inclusiva de Aquiraz, formando educandos enquanto cidadãos, capazes de interagirem na sociedade, de transformar o mundo a partir da arte”.