O Theatro de Portas Abertas, evento que marca o aniversário do Theatro José de Alencar, no dia 17 de cada mês, vem com uma extensa programação que inclui a abertura da exposição “Theatro José de Alencar”, no Shopping Benfica, contando a história de um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade e do Estado, composta por fotos, depoimentos, adereços e figurinos que integram o acervo do teatro e muito mais.
Já no próprio TJA será apresentado o espetáculo Magia de Circo, pelo Grupo Xilito Palhaçada e, a partir das 17h, a música ganha os jardins, palcos, calçada e salão nobre, com o espetáculo “As Marias” e com a “Hora do Angelus”, realizados pela escola Maninha Mota. Às 18h15, o Quinteto Arte.Ce, composto por integrantes da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, realiza apresentação no Salão Nobre.
Duo Amici: viola e do contrabaixo
O Theatro José de Alencar recebe ainda nesta sexta-feira, 17, às 19h, para única apresentação no Foyer, o Duo Amici formado por Ulisses Silva (viola) e Victor Mesquita (contrabaixo), que vem desenvolvendo uma intensa atividade solista e camerista pelo Brasil e já tem agendados concertos pelos EUA e América do Sul. O duo busca pesquisar, explorar e difundir o repertório escrito para os dois instrumentos através de obras originalmente escritas para a formação, arranjos, e obras encomendadas.
Historicamente a viola e o contrabaixo foram relegados ao segundo plano como instrumentos solistas, mas isso não impediu que compositores, desde o Classicismo até os dias atuais, escrevessem obras solistas para os instrumentos. No entanto, a escrita para a formação viola-contrabaixo foi pouco explorada. Considerado o primeiro duo com essa formação no Brasil, o Duo Amici traz ao público uma oportunidade única de conhecer esses instrumentos combinados numa formação que explora a riqueza timbrística peculiar da viola e do contrabaixo.
Ainda na sexta-feira, 17, às 19h30, a Cia Palmas apresenta o Espetáculo Lírica Negra, finalizando a noite de aniversário do TJA no palco principal. Todas as atrações do Theatro de Portas Abertas são gratuitas.
Domingo Orquestra toca Sivuca, Gonzagão e Dominguinhos
Neste domingo, 19, às 17h, serão apresentados no Foyer do Theatro José de Alencar os Clássicos Nordestinos, em um concerto da Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos que promete emocionar o público com os inesquecíveis clássicos da música nordestina. Sob a regência do maestro Leonardo Sidney, os alunos interpretarão em instrumentos clássicos as belíssimas composições dos três mais importantes mestres sanfoneiros da música nordestina, Sivuca, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, recontando, musicalmente, a trajetória de sofrimento e superação do povo nordestino. Ingressos: R$ 10,00.