O documentário “Um Dia em Aleppo” (One Day in Aleppo) foi premiado na recente edição do festival Visions du Réel, em Nyon, Suíça, com a Menção Especial do Júri para Curta-Metragem. O documentário é dirigido por Ali Alibrahim e produzido por Feras Fayyad, diretor do vencedor do Sundance Grande Prêmio do Júri ‘Last Homens em Aleppo’ em colaboração com a Aleppo mídia Cinter e co-producer Kareem Abeed e o apoio da Região Jönköpings Län na Suécia. A premiação aconteceu no último dia 28 de abril.
Ali Alibrahim dedica seu prêmio para todos os milhares de civis que perderam suas vidas no conflito sírio e à geração que foi extinto em seu país. Ele espera que este filme vai mostrar às pessoas ao redor do mundo que a Síria precisa da ajuda de todos os governos a parar com essa loucura.
O curta ‘Um dia em Aleppo’ (24 min) é um retrato aproximada da sobrevivência diária dos civis em Aleppo. Foi inspirado pelas perguntas que vieram depois ‘Last Homens em Aleppo’. E sobre os civis por trás da guerra? Como estão suas vidas diárias que vivem em estado de sítio? Como é que eles continuam vivendo em condições tão extremas? Existe uma vida em tudo? Por que sírios tornaram refugiados?
O curta-metragem tem um desafio extra. Ali Alibrahim escolheu o silêncio, há diálogos. O que dizer em um lugar onde as imagens são os únicos a mostrar a verdade?
‘One Day in Aleppo’ é uma visão sobre a vida das pessoas comuns em um totalmente fora da situação de vida comum.