SNICKERS®, com seu posicionamento “Você não é você quando está com fome”, tem comunicado mundialmente que a fome pode transformar diversas situações em confusões bem-humoradas. É por isso que, durante a transmissão da partida final do campeonato de futebol americano mais importante do mundo, a marca levantou um questionamento inusitado nas redes: por que o esporte, aclamado nos EUA e em outros países do mundo, se chama futebol – uma união dos termos “foot”, que significa pé, e “ball”, bola em inglês – se não é jogado com os pés e nem com o objeto redondo que conhecemos como bola? A resposta foi: se não existe uma explicação aceitável, isso só pode ser fome! Foto: Divulgação
A ação, criada pela AlmapBBDO, teve início horas antes do grande jogo, com o assunto circulando nas redes sociais por meio da hashtag #futebolSQN. O debate bem-humorado sobre o termo ‘futebol americano’ contou com a participação de Ronaldo Fenômeno, do ex-jogador e apresentador Denilson e do apresentador Milton Neves, entre outras personalidades e influenciadores, chegando aos Trending Topics no Twitter Brasil e alcançando, em menos de uma hora, cerca de 6 milhões de pessoas organicamente. Durante a transmissão da partida, que contou com exibição exclusiva no canal ESPN e foi patrocinada por SNICKERS® aqui no País, a ação ganhou uma explicação divertida, apresentada pelo humorista Mauricio Meirelles. Nos intervalos da exibição, Meirelles, que também já havia entrado na conversa em suas redes sociais, estrelou três esquetes e contou o que levou a marca e os internautas à essa brincadeira que ganhou a web no dia 3 de fevereiro.
“Com esta campanha, ressaltamos o bom humor de SNICKERS® e reforçamos o posicionamento global da marca ‘Você não é você quanto está com fome’. A partir dessa ação, conseguimos criar um momento divertido conectando uma paixão dos brasileiros, o futebol, com os fãs de futebol americano, esporte que vem crescendo exponencialmente em interesse no Brasil. SNICKERS® traz uma identidade jovem e descontraída. Compreendemos sua força e, por isso, temos grandes planos para a marca em território nacional e no mundo todo”, afirma Brian Kleiman, Diretor de Marketing da Mars Wrigley Confectionery no Brasil.
“O sonho de todo publicitário é veicular um anúncio durante o maior jogo de futebol americano do ano. E nós tivemos a sorte de veicular não um, mas três. Cada um dos filmes dá um ponto de vista diferente sobre a incongruência que é chamar esse esporte de futebol. É uma ação corajosa de SNICKERS®, principalmente considerando que nos EUA a marca é um grande patrocinador do esporte”, afirma a dupla criativa da campanha, Fernando Duarte e Henrique Del Lama, sob a direção executiva de criação de Pernil e André Gola.