Nos dias 18 e 19 de março, a partir das 20hs, a Cia Balé Baião e a Associação de Artes Cênicas de Itapipoca – AARTI, por meio do canal no YouTube do Galpão na Cena de Itapipoca, exibem seis apresentações de dança contemporânea do projeto Oralidanças – Dizeres do Corpo Emergente. Os trabalhos contemplam temáticas como ritualidades do sagrado feminino ancestral; oralidades da população LGBTQIA+; corpas negras e racismo estrutural; oralidades do corpo periférico; masculinidade tóxica; afetividade, soberania alimentar e ecologia.
As apresentações são fruto de um laboratório imersivo e de uma série de oficinas e rodas de conversa realizadas em 2020 e no início de 2021, também parte do Projeto. As ações foram contempladas no Arte Livre – Edital de Criação Artística, da Lei Aldir Blanc Ceará, lançado pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult CE).
A proposta de pesquisa OraliDanças é redimensionar a imagem do Griot africano, mensageiro peregrino que conta histórias, mitos e provérbios por meio da fala, do canto, da música e dança, transmitindo saberes milenares para as novas gerações. O Griot, tradicionalmente chega perto das pessoas, fisicamente. No contexto da pandemia, os artistas, acostumados com a proximidade com o público precisaram se reinventar e utilizar a Internet como meio de construção. “Tivemos que nos desprender dos formatos conhecidos e repensar possibilidades outras de nos manter em conexão”, afirma Gerson Moreno, diretor e coreógrafo da Cia Balé Baião.
Programação
18 de março, a partir das 20h – OraliDanças de guetos e camarins
“Sustento”
Sinopse: Diante do espelho um homem que conhece o medo, a fúria e a delicadeza mais proibida. Enquanto ativa seu Kati, rememora seus conflitos ocultos, convoca os seus para a guerrilha e tonifica suas bases de sustentação. Anúncio de outras masculinidades por vir.
Ficha técnica:
Dançarino/criador e textos autorais: Gelmo Sousa;
Figurino: Edilene Soriano;
Orientação dramatúrgica: Liliana Matos e Gerson Moreno.
“Gutural”
Sinopse: Quando uma mulher negra vira loba e uiva, nenhum saco da repressão será páreo para ela. É das entranhas profundas que eclode um grito ancestral provindo de tempos imemoriais, uma língua morta que insiste em reviver e ganhar tônus.
Ficha técnica:
Dançarina/criadora e texto autoral: Luana Sousa;
Trilha sonora mecânica: Ernany Braga;
Figurino: Edilene Soriano;
Orientação dramatúrgica: Liliana Matos e Gerson Moreno.
“Dialoguetos”
Sinopse: Ele mora no bairro Ladeira, periferia de Itapipoca. No seu recanto imaginário conta fatos cotidianos da sua meninice, memórias e poéticas de uma quebrada em constante reconfiguração. Entre notícias de violência, racismo e exploração um pivete brinca de ser artista e vira um.
Ficha técnica:
Dançarino-criador e texto autoral: Ernany Braga;
Figurino: Edilene Soriano;
Orientação dramatúrgica: Liliana Matos e Gerson Moreno.
19 de março, a partir das 20h – OraliDanças de rezas, troncos e juremas
“Macerações”
Sinopse: Três mulheres distintas evocam memórias de ritos ancestrais femininos. Rezas e banhos, ervas de terreiro, macerações, fogareiro aceso e espadas de São Jorge, portal sagrado de revelação, transe e cura.
Ficha técnica:
Dançarinas-criadoras e textos autorais: Edileusa Inácio, Vaneila Ramos e Agricelha Andrade;
Toque de tambor: Cacheado Braga;
Trilha sonora mecânica: Ernany Braga e Gerson Moreno;
Figurinos: Edilene Soriano;
Orientação dramatúrgica: Liliana Matos e Gerson Moreno.
“Entroncamentes”
Sinopse: No tronco cortado se equilibram duas corpas. Tensão que pontua estados de resistência e reinvenção frente a conjunturas de fascismo, homofobia, violência, chacina e destruição dos ecossistemas. Troncas velhas, rebentos novos, convocação de ontem e hoje!
Ficha técnica:
Dançarines-criadores e textos autorais: Idell Andrade e Gil Oliveira;
Trilha sonora mecânica: Ernany Braga e Gerson Moreno;
Figurinos: Edilene Soriano;
Orientação dramatúrgica: Liliana Matos e Gerson Moreno.
“Orgânico”
Sinopse: Um liquidificador, galhos de urucum e uma pessoa que tem fome. Instalação crua. Seria uma visão pós-apocalipse ou uma tragédia vigente em plena nova era? O que comer neste deserto se tudo deixou de ser alimento e virou pasto de gado?
Ficha técnica:
Dançarino-criador e texto autoral: Cacheado Braga;
Figurino: Edilene Soriano;
Orientação dramatúrgica: Liliana Matos e Gerson Moreno.