O seminário “Raízes da Intolerância no Brasil” acontece até este sábado, 18 de setembro por meio da plataforma Zoom em parceria com a POIESIS/Casa das Rosas e Prêmio Aldir Blanc ministrado pela antropóloga e escritora Deborah Goldemberg.
A imersão conta com 25 especialistas em línguas, indígenas, antropólogos, linguistas e líderes indígenas que vivenciaram a história e foram testemunhas oculares desse processo. Entre os convidados, o filósofo e líder indígena Ailton Krenak; Sidney Possuelo, indianista e roteirista e o professor José de Souza Martins, sociólogo da Universidade de São Paulo.
O evento, conta ainda com nomes internacionais e com uma sessão dedicada também à colonização portuguesa no continente Africano, trazendo uma perspectiva comparativa.
O seminário também lançará luz sobre os esforços de resistência linguística e, mais recentemente, de resgates linguísticos que vêm sendo empreendidos por vários atores. Estará presente Florêncio Vaz, líder indígena paraense e André Baniwa que liderou o movimento co-oficialização de línguas indígenas no Amazonas.
O Seminário Internacional “Raízes da Intolerância no Brasil” será transmitido via Zoom e os interessados poderão participar mediante a inscrição no link: https://www.casadasrosas.org.br/agenda/seminrio-razes-da-intolerncia-no-brasil.