Dois nomes de referência da fotografia cearense, Celso Oliveira e Gentil Barreira, reúnem-se no projeto Cidade e Memória – Acervos e Coleções Fotográficas, que tem como proposta a realização de uma pesquisa sobre a iconografia de Fortaleza capturada em originais analógicos no período entre as décadas de 1970 e 2000. Todo este acervo estará reunido no site Cidade e Memória – Fortaleza. O lançamento será nesta sexta-feira, 05, às 17h, com live no canal do YouTube de Gentil Barreira. Foto: Gentil Barreira
Os primeiros acervos a serem consultados pertencem a Gentil Barreira e Celso Oliveira. Reconhecidos por décadas de atuação, esses profissionais mantêm em seus acervos milhares de registros que contam a história da cidade de Fortaleza, e da cultura do estado do Ceará. Entre os originais cromos nos mais diversos formatos, e negativos cor e P&B, foram selecionadas 200 imagens que passaram por processo de digitalização e tratamento, e agora estarão disponíveis em ambiente virtual para que o público possa ter acesso direto a este precioso recorte imagético de Fortaleza.
O projeto Cidade e Memória – Acervos e Coleções Fotográficas é apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor – Lei Nº 10.432/2015.
Serviço
Live de lançamento do site “Cidade e Memória – Fortaleza”, com acervo fotográfico e conversa com Celso Oliveira e Gentil Barreira, sobre a produção fotográfica de Fortaleza dos anos de 1970 a 2000.
Data: 05 de novembro (sexta-feira)
Local: Canal do fotógrafo Gentil Barreira no Youtube
Horário: 17h