Dezenas de estudantes da rede pública de ensino do Estado do Ceará terão uma aula diferente na manhã desta quarta-feira (17). Eles irão participar de um concerto didático realizado pela Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) no Cineteatro São Luiz, a partir das 9 horas. O evento contará com a participação especial do ator, diretor teatral, músico, compositor e palhaço, Orlângelo Leal – integrante do grupo Dona Zefinha. Esta é a primeira apresentação da OCB ao vivo e de forma presencial na pandemia. Foto: Guilherme Silva
O concerto terá a participação de 20 músicos, que tocarão exclusivamente instrumentos de corda, como violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, com o intuito de manter os cuidados sanitários. “A exibição trará para a juventude a possibilidade de conhecer os instrumentos, os músicos, o maestro e a função de cada componente da orquestra. Nós apresentaremos de forma lúdica todo o funcionamento de uma orquestra”, explica o maestro Arley França.
De acordo com o maestro, a participação do ator Orlângelo Leal dará o tom da apresentação. “Ele irá fazer uma performance durante o concerto, onde incorpora um personagem que é ele mesmo, mas é um personagem cômico, um palhaço, onde ele irá fazer perguntas sobre a orquestra e essas perguntas vão orientando e dando um tom ao nosso concerto didático”, destaca Arley.
Segundo ele, a Orquestra Contemporânea Brasileira já se consagrou como uma ferramenta de educação musical no Ceará. “Quando a população e o público começam a ir para os concertos, eles passam a aprender mais sobre a música clássica, sobre o trabalho de uma orquestra, a etiqueta de um concerto, qual o ritual que os músicos fazem antes da apresentação, como eles se vestem e que tipo de música se toca ali”. O público infantil do concerto didático terá a oportunidade de conhecer a obra de Mozart, Bach e Chiquinha Gonzaga.
O concerto didático é uma contrapartida social da Orquestra Contemporânea Brasileira. Os espetáculos têm o oferecimento do Ministério do Turismo, patrocínio da multinacional Energias de Portugal (EDP), apoio cultural do Instituto EDP e apoio institucional do Cineteatro São Luiz.
DOMINGO MUSICAL
Na manhã do próximo domingo (21), a Orquestra Contemporânea Brasileira retorna ao palco do Cineteatro São Luiz, onde realiza seu primeiro concerto aberto ao público e de forma presencial, A apresentação, que começa a partir de 10 horas, também contará com a presença de 20 músicos. No repertório, composições de Elgar, Villa-Lobos, Strauss e Alberto Nepomuceno.
Serviço
Concerto didático da Orquestra Contemporânea Brasileira – participação do ator e palhaço Orlângelo Leal
Local: Cineteatro São Luiz
Data: 17 de novembro, às 9h