Mais duas bibliotecas serão entregues em Fortaleza e Maracanaú nesta quinta-feira, 18. Realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto revitaliza bibliotecas escolares e desenvolve práticas de leitura para educandos e educadores de Redes de Educação Básica Municipais. Foto: Divulgação
Localizadas em comunidades de vulnerabilidade social de Fortaleza e Maracanaú, são beneficiadas pelo projeto Territórios da Leitura com revitalização. Ao todo, são mais de 400 novos livros, 40 jogos educativos, seis computadores, smart TVs, ar-condicionados, móveis projetados, mesas de leituras, cadeiras novas, tapetes de EVA, pufes e uma ambientação inovadora. A proposta é que cada um desses espaços seja um ponto de conhecimento, encontro, afetos e construções de vínculos a partir do livro.
A entrega das bibliotecas com novas cores, mobiliários, equipamentos e livros é a primeira fase do projeto Territórios da Leitura, cujo propósito é democratizar o acesso ao livro e à leitura, aliado a uma proposta de formação de leitores. Após essa etapa, são ofertadas formações para educadores, contações de histórias e vivências literárias para alunos, a fim de melhorar e estimular a escrita e a leitura literária na escola.
AS DUAS ESCOLAS
Desde que foi lançado, em 2020, o Territórios da Leitura já entregou três bibliotecas no interior cearense, beneficiando quase 3.000 alunos de escolas públicas. Agora, com o patrocínio da Gerdau, o projeto chega na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Hildo de Carvalho Furtado (4⁰ ao 9⁰ ano), localizada no bairro Mondubim, em Fortaleza, e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sinfrônio Peixoto de Moraes (6ª ao 9º ano), no bairro Pajuçara, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
ATIVIDADES FORMATIVAS
Para educadores – Em setembro, educadores dessas escolas participaram de um seminário virtual e de oficinas na área da mediação de leitura e dinamização de acervo de bibliotecas escolares. Além disso, vão receber 60 horas de consultoria pedagógica com foco em práticas pedagógicas de leitura sustentadas na biblioteca. Essas atividades formativas contam com a colaboração de nomes relevantes da área da leitura no Ceará, como a bibliotecária Laiana Sousa, o ator e contador de história Raimundo Moreira e a atriz e contadora de história Paula Yemanjá.
Para os alunos – A partir de novembro os estudantes dessas escolas participarão de oficinas de leitura e escrita literária, clubes de leitura e contação de histórias com a escritora e agente literária Julie Oliveira, o ilustrador Lui Duarte, o ator Toni Benvenutti e a escritora Anna K. Lima.
O PROJETO
Lançado em 2020, o projeto Territórios da Leitura já beneficiou o município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, entregando uma biblioteca escolar de alto padrão na Escola Municipal Deputado Manoel Rodrigues, além de atividades formativas para educandos e educadores. No início deste ano, duas escolas do município de Itapipoca, no Vale do Curú, também foram beneficiadas pelo projeto. Duas bibliotecas escolares foram revitalizadas e tiveram oficinas literárias para crianças e adolescentes e formação para professores. Foram contempladas a Escola Dr. Péricles Fernandes Teixeira (1º ao 5º ano), no bairro Nova Aldeota, e a Escola Monsenhor Antônio Tabosa Braga (6º a 9º ano), no bairro Cruzeiro.
O Territórios da Leitura é uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Gerdau, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria da Secretaria de Educação de Maracanaú e Secretaria de Educação de Fortaleza, BG Soluções Sociais e Instituto Seara.
Serviço
Territórios da Leitura: Dia 18 de novembro, às 14h, será a inauguração da biblioteca da EMEIEF Sinfrônio Peixoto de Moraes (Pajuçara, Maracanaú – CE) e às 15h30, a da EMEIF João Hildo de Carvalho Furtado (Mondubim, Fortaleza – CE).