Sobre a arte que reside na memória e atravessa o agora no encontro entre mulheres. “Eu não caibo mais em mim” é o produto desse encontro, um registro audiovisual da residência artística “Açúcar, Sangue e Memórias”, que será lançado virtualmente neste domingo, dia 19 de dezembro a partir das 19h no canal de Youtube da produtora Flutuante.
O projeto, aprovado pela Lei Aldir Blanc no edital Arte Livre: Edital Criação Artística, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce), foi realizado pelo Ateliê Convexo e idealizado por Juliana Tavares, que convidou outras três artistas para construírem a obra de forma coletiva. Juliana, Joaquina Carlos, Tamara Lopes e Débora Santos uniram suas inquietações sobre suas ancestralidades, percorrendo narrativas-memórias que influenciam a trajetória das criadoras e criam o ponto de intersecção entre elas. O registro desse encontro se deu em Fortaleza, Juazeiro e Crato, um percurso pelo Ceará traçado em teatro, dança, ilustração e audiovisual. Quem assinou a direção de fotografia e edição de imagens foi Tamara Lopes, que captou imagens durante todo o percurso dos encontros, da viagem e montagem da obra final.
“As respostas são pistas que ajudam na reconstituição de nossas memórias sobre quem veio antes de nós e como esses ecos permanecem em nossos corpos e palavras”, costura a ilustradora Débora Santos, artista-residente do projeto.
Após a exibição do vídeo-arte no Youtube, que conta com legendas para acessibilidade, as artistas abrem um bate-papo ao vivo no Instagram da produtora Flutuante, com presença de intérprete de libras para que todos possam participar. A conversa vai ser um momento de troca de experiências e impressões artísticas sobre o vídeo e o projeto desenvolvido.
A Mestra Naninha (Crato/CE) colaborou de forma significativa, contando sua história durante a residência. Ela faz uma participação especial no projeto.
Serviço
Exibição virtual do vídeo-arte “Eu não caibo mais em mim” no Youtube e bate-papo com artistas residentes no Instagram (redes sociais da Flutuante Produtora)
Data: 19 de dezembro – 19h
Onde: Flutuante Produtora Cultural no Youtube e no Instagram