Em comemoração ao Dia de Reis, celebrado nesta sexta-feira, dia 6 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove uma intensa programação presencial em municípios do Ceará e da Paraíba, na próxima semana, incluindo várias performances de grupos de reisado e debates sobre o tema. O objetivo é manter o reisado vivo, atual e universal, valorizando o sentido do sagrado e a alegria de uma arte brincante, que se torna importante para a formação de uma identidade cultural.
O reisado é uma manifestação popular, profana e religiosa, de origem portuguesa, e que se festeja às vésperas do Natal e no Dia de Reis. No Brasil, existem diversos tipos de reisados: reisados de guerreiros, louvação, pastoreio, ida e retorno. Cada um dos mestres tem saberes aprendidos em suas trajetórias e caminhada de vida, que se complementam e entram em harmonia. Eles convidam o público a viverem suas ancestralidades, ao som dos cordas, sopros, couros e do aço.
Em Quixadá (CE), o grupo Reisado de Caretas Boi Coração faz três apresentações do projeto “Viva o Dia de Santo Rei”, capitaneado pelo Mestre Chico Emília e brincantes do Reisado de Caretas da localidade de Boa Água, distrito de Cipó dos Anjos. As performances acontecem na quinta (17h) e sexta-feira, (17h e 20h), respectivamente dias 6 e 7.
Em Nova Olinda (CE), o público poderá conferir as apresentações do Reisado Rei do Oriente, na Fundação Casa Grande e no teatro do CCBNB-Cariri, respectivamente nos dias 4 e 5, sempre às 17h30, com a participação do Mestre Antônio e do Mestre Raimundo, do Reisado dos Irmãos. Formado por jovens, estudantes e pesquisadores, o grupo se propõe a cultivar a cultura popular dentro das famílias, por meio de sons, cantos e danças.
Em Juazeiro do Norte (CE), o CCBNB-Cariri promove um encontro de música e bate-papo sobre música de Lapinha e as manifestações ligadas ao ciclo de reis na região, na quinta-feira, 13, às 18h, no Núcleo Arte Educação e Cultural Marcus Jussier. São convidados a Mestra Regina, Mestre Dodô, Ranier Oliveira e Mestre Nando violeiro.
Na quarta-feira, 19, o CCBNB-Cariri também será palco para o grupo Reisando, que traz a sonoridade da rabeca, dos pífanos e da percussão, em um espetáculo repleto de oralidade e corporeidade, que envolve o público a partir do riso e da emoção presentes no Reisado.
O Grupo de Reisado Zé de Moura se apresenta em Sousa (PB), no sábado (9) e no domingo (10), respectivamente no Calçadão Mundinho Teodoro (19h) e no Largo da Capela de São Sebastião (20h30). Formado por galantes, damas, caboclos, burrinha, jaraguá, boi e pela banda, o grupode reisado de retorno apresenta características de manifestações do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, porém com traços e propriedades únicas.
Veja a programação completa:
Dia 4, terça-feira
Artes Cênicas – Teatro
17h30 Reisado Rei do Oriente (Nova Olinda – CE)
Local: Fundação Casa Grande — Nova Olinda/CE
Dia 5, quarta-feira
Artes Cênicas – Teatro
17h30 Reisado Rei do Oriente (Nova Olinda – CE)
Local: Teatro do CCBNB-Cariri
Dia 6, quinta-feira
Artes Cênicas – Teatro
17h – Viva o Dia de Santo Rei
Reisado de Caretas Boi Coração (Quixadá – CE)
Local: Quixadá – CE
Dia 7, sexta-feira
Artes Cênicas – Teatro
17h – Viva o Dia de Santo Rei
Reisado de Caretas Boi Coração (Quixadá – CE)
Local: Quixadá – CE
20h – Viva o Dia de Santo Rei
Reisado de Caretas Boi Coração (Quixadá – CE)
Local: Quixadá – CE
Dia 8, sábado
Banco do Nordeste Cultural – Tradição Cultural
19h Grupo de Reisado Zé de Moura (Poço de José de Moura – PB)
Local: Calçadão Mundinho Teodoro
Dia 9, domingo
Banco do Nordeste Cultural – Tradição Cultural
20h30 Grupo de Reisado Zé de Moura (Poço de José de Moura – PB)
Local: Largo da Capela de São Sebastião
Dia 13, quinta-feira
Música Vocal
18h Diálogos sobre música de lapinha e reisado (Juazeiro do Norte – CE)
Local: Núcleo Arte Educação e Cultural Marcus Jussier