A Associação Cearense de Imprensa (ACI) inicia nesta terça-feira, 31, as comemorações pelos seus 97 anos de atuação com uma programação especial. A jornalista Cristina Serra, colunista da Folha de S. Paulo e do ICL Notícias, debaterá o “O cerco à Liberdade de Imprensa”, às 18h30, no auditório da entidade localizado à Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro, 6º andar, com entrada franca.
O tema envolve vários aspectos. “A imprensa e os jornalistas brasileiros estão sob ataque da extrema direita, mas não apenas. O cerco parte também de diferentes poderes quando inconformados com críticas, sejam os poderes institucionais, sejam os poderes econômicos”, afirma a jornalista.
Cristina Serra foi repórter da Rede Globo de Televisão, emissora na qual fez importantes coberturas jornalísticas e foi correspondente internacional. É autora do livro “Tragédia em Mariana – a história do maior desastre ambiental do Brasil” (Record, 2018), livro reportagem sobre um dos maiores desastres socioambientais do País. Integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e fez parte da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da mesma entidade.
Diante do cenário colocado, surgem algumas questões: O que fazer? Como proteger alguns dos pilares mais importantes da democracia, as liberdades de expressão e de imprensa? E como garantir condições para o pleno exercício profissional? As respostas a essas perguntas estarão em discussão na palestra.
A atividade contará com as participações dos jornalistas Marina Valente, Helena Martins e Nonato Lima. Os três profissionais foram alvos de violência em suas atuações profissionais.
Serviço
Palestra “Cerco à Liberdade de Imprensa”, com a jornalista Cristina Serra.
Data: terça-feira, 31 de maio.
Horário: 18h30
Local: auditório da Associação Cearense de Imprensa (ACI) – rua Floriano Peixoto, 735, Centro (5º andar).
Entrada franca, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
A atividade é alusiva às comemorações pelos 97 anos da ACI.
Mais informações pelo telefone (85) 3226 6787.