O Grupo Ânima exibe até esta sexta-feira, 01 de julho, em seu canal do YouTube o processo com trabalho que aborda a Paixão de Cristo contada pelo viés da cultura popular, usando o teatro de sombras.
Grupo Ânima, atuante na cidade de Fortaleza, desde 1998, decidiu contar essa história de um jeito diferente. Como? Usando o teatro de sombras em miniatura. O teatro de sombras também é outra expressão cultural que desenha um quadro na infância. Quem nunca fez formas, principalmente de animais, utilizando mãos e luz.
Em sua pesquisa com essa linguagem, usa um pouco mais do que as mãos para fazer formas de animais. Com uma trajetória que conta com dois espetáculos realizados, experimentou usar lanternas, luzes de pisca-pisca, farol de automóvel, refletor, papelão e outros tantos objetos para produzir formas complexas e detalhistas.
Nesse trabalho, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através do Edital de Fomentos aos Grupos dos Ciclos Tradicionais, o grupo mira em outros materiais para produzir sombras. “Estamos experimentando descontruir um dos princípios da projeção no teatro de sombras, que é o controle da luz e a opacidade. Princípios ontercomplementares, que constroem o que chamamos de estética do santo sudário. Nela jogamos com a translucidez, com a cor contrastada e contorno pouco nítido dos fotogramas que compõe a visualidade do trabalho”, afirma a produtora e diretora, Tatiane Sousa. Em outras palavras, o espetáculo de curta duração traz uma textura envelhecida, quase como se tivesse atravessado o tempo para chegar até nós.
Outro aspecto relevante está presente na ausência de diálogos entre os personagens. O que conforma uma dramaturgia visual e sonora, a partir dos principais episódios da Paixão de Cristo. “Queríamos contar essa história pelas imagens. E que cada pessoa, que assista, consiga produzir os diálogos na imaginação, considerando que essa história já povoa nosso imaginário, e que as palavras estão em nós”, pontua Tatiane.
Serviço
Espetáculo Paixão de Cristo: Do Jardim ao Calvário
Disponível até 01 de julho, às 19h
Onde: Canal do YouTube do Grupo Ânima
Mais informações: @grupoanimadeteatro