O Cinema do Dragão traz nesta semana a dupla estreia de ‘Anatomia De Uma Queda’, da diretora francesa Justine Triet e de ‘Vidas Passadas’, dirigido por Celine Song. Além disso, segue com a programação da 10ª Mostra Retrospectiva na sala 2, que oferece sessões diárias de pré-estreias, clássicos, debates e sessões comentadas. Com exibições em diferentes formatos, do digital à película de 35mm, haverá algumas sessões gratuitas. Nesta semana, em sessão especial a Camerata de Cordas da UFC apresenta concerto com trilhas do “Studio Ghibli”. Na sala 1 seguem em cartaz a comédia dramática ‘Os Rejeitados’, filme dirigido por Alexander Payne e roteirizado por David Hemingson. O longa venceu recentemente duas categorias no Globo de Ouro: Paul Giamatti ganhou o prêmio de melhor ator e Da’Vine Joy Randolph o de melhor atriz coadjuvante; ‘Monster’, longa dirigido por Hirokazu Kore-eda (‘Assunto De Família’, ‘Pais E Filhos’, etc.), onde três pontos de vista são justapostos para narrar um episódio na vida do jovem Minato. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2023, o filme se passa numa cidade suburbana do Japão; ‘Segredos De Um Escândalo’, filme dirigido Todd Haynes, baseado em fatos reais, que traz a história de Elizabeth Berry (interpretada por Natalie Portman): uma atriz em pesquisa para seu próximo papel no cinema; ‘Bizarros Peixes Das Fossas Abissais’, de Marão, integrante da Sessão Vitrine Petrobras e ‘Priscilla’, de Sofia Coppola. Baseado no livro bibliográfico Elvis and Me de 1985, escrito por Priscilla Presley e Sandra Harmon.
PROGRAMAÇÃO
A PRAGA (Brasil – 2021)
Direção: José Mojica Marins // 70 min // 16 anos // Elo Filmes
Sinopse: “A Praga”, último filme inédito dirigido pelo mestre do horror José Mojica Marins (Zé do Caixão), conta a história de Marina e Juvenal. Um casal, que durante um passeio pelo campo, para em frente à casa de uma estranha idosa para tirar fotos. Irritada, ela se revela como uma bruxa e joga uma maldição em Juvenal: uma perseguição psíquica horrorizante, provocando uma ferida que se abre em seu corpo de forma descontrolada. O ferimento leva Juvenal a uma fome insaciável por carne crua e precisa ser alimentado constantemente para ser saciado. Como abertura do filme, o curta-metragem “A Última Praga de Mojica”, com direção de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, relata o processo de resgate e finalização de A Praga. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido.
Sala 2 – Sessão:
Sábado 03/02 – 14h
ELIS & TOM, SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ (Brasil – 2023)
Direção: Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay // 100 min // Livre // O2 Play
Sinopse: Duas grandes estrelas da música brasileira se reúnem em Los Angeles para gravar o álbum que se tornou um clássico. Munido de uma câmera 16mm, Roberto de Oliveira captou as sessões de ensaio e gravação do álbum. Até então inéditas, essas imagens foram restauradas em 4K, revelando a intimidade do processo criativo, a personalidade dos artistas, as tensões, os enfrentamentos e a crescente sinergia entre Elis Regina e Tom Jobim.
Sala 2 – Sessão:
Sexta-feira 02/02 – 14h
EO (Polônia/Itália – 2022)
Direção: Jerzy Skolimowski // 88 min // 14 anos // Zeta Filmes
Sinopse: O mundo é um lugar misterioso quando visto pelos olhos de um animal. Eo, um burro cinza com olhos melancólicos, conhece pessoas boas e más ao longo do caminho. Após deixar o circo, percorre da Polônia à Itália, experimenta alegria e dor, transforma sua sorte em desastre, seu desespero em uma inesperada felicidade. Mas nem por um instante ele perde sua inocência.
Sala 2 – Sessão:
Domingo 04/02 – 16h
MARINHEIRO DAS MONTANHAS (Brasil, Argélia – 2021)
Direção: Karim Aïnouz // 98 min. // 12 anos // Gullane
Sinopse: Diário de viagem filmado na primeira ida de Karim Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.
Sala 2 – Sessão:
Terça-feira 07/02 – 14h
RETRATOS FANTASMAS (Brasil – 2023)
Direção: Kleber Mendonça Filho // 91 min // 12 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.
Sala 2 – Sessões:
Terça-feira 06/02 – 14h
UM FILME DE CINEMA (Brasil, 2017) –
Direção: Thiago B. Mendonça // 84 min. // Livre // Embaúba
Sinopse: Bebel, filha de um diretor de cinema em crise, quer fazer um filme com seus amigos para um projeto escolar. A realização do filme se torna uma grande aventura e leva Bebel, sua família e seus amigos a uma viagem pela história do cinema.
Sessão para infâncias
Sala 2 – Sessão:
Domingo 04/02 – 14h
FAIXA EXPECTATIVA
MAIS PESADO É O CÉU (Brasil, 2023)
Direção: Petrus Cariry // 98 min // 12 anos // Sereia Filmes
Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.
Sala 02 – Sessão:
Sexta-feira 02/02 – 19h
MAMI WATA + (Nigéria, França, 2023)
Direção: C.J. ‘Fiery’ Obasi // 107 min // 12 anos
Sinopse: Quando a harmonia numa aldeia é ameaçada por elementos externos, duas irmãs devem lutar para salvar o seu povo e restaurar a glória de uma deusa sereia à terra.
Sala 2 – Sessão:
Sexta-feira 02/02 – 16h20
O DIA QUE TE CONHECI (Brasil, 2023)
Direção: André Novais // 70 min // 12 anos // Filmes de Plástico
Sinopse: Zeca todo dia tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha com bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.
Sala 02 – Sessão:
Terça-feira 06/02 -20h.
O MENINO E A GARÇA (Japão, 2023)
Direção: Hayao Miyazaki // 124 min // 13 anos // Sato Filmes
Sinopse: Um jovem rapaz chamado Mahito com saudades da mãe aventura-se num mundo partilhado pelos vivos e pelos mortos. Aí, a morte chega ao fim e a vida encontra um novo começo. Quando não há paciência para ouvir os outros, tudo pode acontecer.
Nas Trilhas do Dragão
Sala 02 – Sessão: Quarta-feira 07/02 – 18h30
ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA / Orlando, ma biographie politique (França, 2023) – Materiais
Direção: Paul B. Preciado // 98 min. // 14 anos // Filmes do Estação
Sinopse: O filme é uma adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, “Orlando”, em que o realizador, Paul B. Preciado, dirige uma carta à escritora a dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real: o mundo está a tornar-se orlandesco. Preciado convocou um teste de elenco com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas. O filme reúne ainda uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que evocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.
Sala 02 – Sessão:
Quinta-feira 01/02 – 20h.
OS ANOS SUPER-8 / LES ANNÉES SUPER-8 (França, 2022)
Direção: Annie Ernaux e David Ernaux-Briot // 62 min // 12 anos // Cine France
Sinopse: “Ao rever nossos filmes em Super 8 feitos entre 1972 e 1981, percebi que eles não apenas constituem um arquivo familiar, mas também um testemunho sobre os gostos, passatempos, estilo de vida e aspirações de uma classe social, durante a década que segue 1968. Quis integrar essas imagens mudas em uma narrativa que cruza história, aspectos sociais e também o íntimo, usando meu diário pessoal daquelas épocas. “- Annie Ernaux
Sala 2 – Sessão:
Quinta-feira 01/02 – 17h _ Sessão seguida de conversa.
QUANDO EU ME ENCONTRAR (CE/ Brasil, 2023)
Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena // 78 min // 12 anos // Embaúba
Sinopse – A partida de Dayane se desenrola na vida daqueles que ela deixou para trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a partida da filha lhe causou. A irmã mais nova de Dayane, Mariana, enfrenta alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, noivo de Dayane, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente por respostas.
Sala 2 – Sessão:
Sábado 03/02 – 16h _ Sessão seguida de conversa com a equipe.
SOB A TERRA DO ENCOBERTO (Brasil-PA, 2022) – Materiais
Direção: Xan Marçall, Id Libra // 57 min //
Sinopse:Sob a Terra do Encoberto é uma obra audiovisual centrada no conflito entre o documentário e a ficção. Numa pandemia, a cultura das comunidades tradicionais é ameaçada por um projeto político governamental. O filme apresenta visões de mundo pautadas em imaginários insurgentes afro-indígenas, através da história, do mistério, da poética e do encantamento presentes na experiência de pessoas trans e travestis do norte e nordeste do Brasil.
Sala 02 – Sessão:
Terça-feira 06/02 – 17h
UM PEDAÇO DO MUNDO (CE/BR, 2023)
Direção: Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo // 75 min //
Sinopse: Quatro mulheres distintas e mães de pessoas LGBT+ compartilham suas vidas e
suas experiências em relação à maternidade.
Sala 2 – Sessão:
Quarta-feira 07/02 – 16h _ Sessão seguida de conversa.
Faixa Clássicos
A GRANDE TESTEMUNHA / AU HASARD BALTHAZAR (França, 1966) – Materiais
Direção: Robert Bresson // 92 min // 12 anos // Cine France
Sinopse: A vida do asno Balthazar que vai de mestre em mestre, às vezes amado, às vezes maltratado e mergulhado no meio dos dramas humanos, paralela à da sua primeira dona, Marie. Uma parábola sobre o mal, a pureza e a transcendência.
Sala 02 – Sessão:
Domingo 04/02 – 19h
ALBOURAH (Senegal / França, 1964) – Still
Direção: Ousmane Sembène // 26 min // Livre //
Sinopse: O dia amanhece em Dakar. Um carroceiro (Ly Abdoulay) deve lutar todos os dias para alimentar sua família e seu cavalo. Albourah, o cavalo do carroceiro, relata o dia de trabalho com seu mestre.
Ingressos:
Os ingressos para as demais sessões: R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) de quarta a domingo, podendo ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual .
Às terças, os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira). Integrando a Sessão Vitrine, ‘Bizarros Peixes Das Fossas Abissais’ tem ingressos promocionais a R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira).
…