Ao que tudo indica durante o Dia das Crianças os pequenos serão presenteados com algo muito mais pedagógico e divertido — os livros infantis, que, segundo o mais novo levantamento da Preply, plataforma online de aprendizagem, vêm movimentando volumes de busca expressivos nos mecanismos digitais nos últimos meses.
De acordo com o levantamento, somente no último ano, a procura por histórias para a garotada saltou 22% na internet, entre termos como “histórias para crianças” e “literatura infantil brasileira”. O crescimento, aliás, foi ainda maior se considerados gêneros literários específicos: é o caso dos cordéis infantis, narrativas ritmadas e em versos cujo interesse online aumentou impressionantes 238% ao longo do período.
Os dados mais recentes analisados pela plataforma, nesse sentido, parecem refletir não apenas o incentivo dos adultos, mas uma demanda natural da parte das próprias crianças brasileiras — algo antecipado por diversos institutos editoriais nos últimos anos.
Em 2023, por exemplo, a última edição da pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), já havia observado que a faixa etária dos 5 aos 10 anos é aquela que mais consome literatura no Brasil, lendo por vontade própria todos os dias. Já segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a categoria infantil foi a grande responsável por liderar as vendas nacionais em 2022, ao lado dos segmentos juvenil e educacional.
De “O Pequeno Príncipe” a “Romeu e Julieta”: os livros infantis mais buscados pelos brasileiros na internet.
Para saber mais – preply.com/