Ao longo de 2024, a AAMARTE promoveu o projeto Orquestra Contemporânea Brasileira – Formação e Difusão no Nordeste, com o apoio do Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa trouxe ao público 7 concertos oficiais da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB), um concerto didático e oficinas de música para 200 crianças e adolescentes em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Pindoretama e São Miguel (RN). (Foto: Divulgação).
Os concertos da temporada 2024 foram realizados em Fortaleza, em locais como o Cineteatro São Luiz e o auditório da CEGÁS, oferecendo uma programação que uniu música erudita e elementos da música popular. Essa fusão buscou aproximar o público da música de concerto e fomentar o interesse por esse gênero no Ceará. “Mais de 3.500 pessoas estiveram presentes nos concertos da temporada 2024, o que demonstra o apoio e reconhecimento do público de Fortaleza ao trabalho da OCB. Esse retorno nos motiva a continuar e confirma que estamos no caminho certo”, destaca Arley França, maestro da OCB.
Além de formar novas plateias, o projeto da Orquestra Contemporânea Brasileira também proporcionou educação musical a crianças e adolescentes de escolas públicas no Ceará e Rio Grande do Norte. Por meio de oficinas ministradas por músicos da OCB, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a tocar instrumentos orquestrais, ampliando o acesso à formação musical no interior do Nordeste.
“Através das oficinas realizadas, buscamos democratizar o ensino da música orquestral e contribuir para a formação de uma nova geração de músicos, que em breve estará atuando no cenário cultural das cidades atendidas”, explica o maestro.
Expansão em 2025
Em 2025, a OCB planeja expandir suas atividades com a realização de 30 concertos e a ampliação do programa de educação musical para novos municípios do Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.
O projeto conta com o apoio cultural do Ministério da Cultura e o patrocínio de empresas como Naturágua, EDP, CEGÁS e Café Santa Clara. Interessados em contribuir com a iniciativa podem realizar doações pelo número (85) 9.8899-1061 ou pelo e-mail aamartecontato@gmail.com. Além de apoiar o projeto, os doadores ainda podem deduzir o valor doado no imposto de renda.