Neste sábado, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 19h, em show com entrada franca, três grandes vozes femininas da cena cearense se reúnem no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza, em um espetáculo que destaca o jazz de compositores/as cearenses, em um repertório preparado para surpreender o público e destacar a beleza das canções e das interpretações. Não é necessária retirada prévia de ingressos. Cadastro antecipado pode ser feito no site Outgo, de forma opcional, bastando comparecer ao CCBNB Fortaleza para ter acesso ao show.
Ângela Lopes, Mariana Lima e Raara Rodrigues, cantoras de diferentes características e trajetórias, que atuam em diversos espaços e projetos em Fortaleza, se reúnem no show inédito na capital cearense. Com elas no palco, o maestro Luciano Franco (guitarra, arranjos, direção musical), Gabriel Geszti (teclado), Ezequiel Ribeiro (contrabaixo acústico) e Carol Maia (bateria).
Além de destacar a força das cantoras da nova cena de Fortaleza, que vêm trilhando um caminho de resistência e independência e conquistando plateias em várias frentes de atuação, o show, que estreou com grande sucesso e muitos aplausos no recente Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, tem como marca a valorização dos/as compositores/as cearenses, lançando luzes sobre uma ampla produção de canções em gêneros ligados ao jazz. Músicas que nem sempre encontram vozes e caminhos para chegar ao dito “grande público” e que certamente surpreenderão muitos espectadores.
A seleção de repertório, a idealização do projeto, a direção artística e a produção executiva do show são do produtor cultural, pesquisador e compositor cearense Dalwton Moura. Entre os objetivos está gerar mais visibilidade para a diversidade e a riqueza da cena jazz cearense, destacando, ao mesmo tempo, três grandes vozes femininas de intérpretes jovens e já com uma trajetória considerável, que fazem a música acontecer na capital, e um repertório permeado por influências do jazz, desde a década de 1930 até a de 2020.
Uma pequena amostra, entre tantas possibilidades, da obra multifacetada, intensa e belíssima de autores/as cearenses cujas criações se fazem permear por matizes jazzísticos, seja na harmonia, na melodia, no ritmo e/ou em um conjunto que favorece a improvisação. No repertório, obras do maestro Luciano Franco, de Rogério Franco, Nonato Luiz, Rodger Rogério, Tarcísio Sardinha, Marcio Resende, Luizinho Duarte, Carlinhos Patriolino, Paulo Araújo, Augusto Pontes, Alano Freitas, Érico Baymma, Lauro Maia, Evaldo Gouveia, Dedé Evangelista, Hermano Faltz, Iury Batista, André Benedecti, Mauricio Matos, Dalwton Moura, entre outros.
O reconhecimento e o destaque à forte participação feminina na cena jazz cearense são outras características do show, que reúne intérpretes envolvidas neste e em outros universos musicais, com diferentes abordagens interpretativas.
Serviço
Show “Elas, o Ceará e o Jazz – O Jazz de Compositores Cearenses. Com Ângela Lopes, Mariana Lima, Raara Rodrigues e quarteto. Sábado, 8/3, Dia Internacional da Mulher, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, CCBNB Fortaleza (Rua Conde D`Eu, 560, Centro). Entrada franca. Cadastro prévio pelo site Outgo, não obrigatório. Informações: @ccbnb_fortaleza, @musicadoceara, @jazzemcena e Whatsapp 85999733054.
(Fotos: Divulgação/Tainá Facó)