A Mostra das Artes Cênicas 2025, será realizada de 19 a 29 de março, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza). A abertura no dia 19, às 17h30, será a apresentação da performance “Corpo-Lixo-Cidade”, de Silvia Moura (CE), em seguida às 19h, “Miró: Estudo Nº 2”, com o Grupo Magiluth(PE). A programação é gratuita. (Foto: Paulo Winz/Fernanda Leal).
A Mostra das Artes Cênicas, composta por 12 espetáculos do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Piauí, contempla todos os públicos – adulto e infantil – nos mais diversos gêneros – do popular ao experimental.
CORPO-LIXO-CIDADE
Sílvia Moura – Ceará
19 de março, quarta, 17h30
Cato LIXO na CIDADE e o transformo em CORPO. E pra não fazer do meu CORPO mais um LIXO construo a CIDADE. Faço da CIDADE uma permanência para não deixar meu CORPO virar LIXO.
Com início no CCBNB Fortaleza, a performance é um trajeto urbano traçado a partir das relações que a performer cria com o lixo que é encontrado, catado e ressignificado ao longo do percurso.
Duração: 60min
Classificação indicativa: Livre
MIRÓ: ESTUDO N° 2
Grupo Magiluth – Pernambuco
19 de março, quarta, 19h
Personagem é qualquer ser atuante de uma história ou obra. Normalmente é uma pessoa, mas pode ser um animal, um ser fictício ou um objeto. Uma locação, como o Hotel Central na cidade do Recife, pode ser uma personagem também. Ou até mesmo uma música. Personagens podem ter nome ou não, reais ou fictícios, tudo pode ser um personagem. Isso é o que diz o Wikipédia, mas o que dirá o Estudo N° 2?
Acendi um cigarro e a cidade pegou fogo.
Que comece o jogo!
Em “Miró: Estudo Nº 2” o Magiluth aproxima-se de um dos mais importantes poetas pernambucanos da contemporaneidade: Miró da Muribeca.
Duração: 75min
Classificação Indicativa: 16 anos
DESTERRO
Nóis de Teatro – Ceará
20 de março, quinta, 19h
Em terras áridas avisto um enigma. Como quem cava, esburaco, furo, forço, sigo errante, na busca por outras formas de existir. Para o Sul, o exílio. Para o Norte, o sequestro. Para o Leste, a fuga. Para o Oeste, o abismo. No desterro avisto a perda violenta de um território – a crise migratória mundial revela a distância colossal entre parcelas da vida –, mas a pretidão do banzo que brota da terra começa a me revelar um continuum infinito. Este trabalho é feito ebó, uma oferenda. Para o Senhor das Estradas – e para que outros de nós possamos surgir.
Duração: 60min
Classificação Indicativa: 14 anos
GUIANÇA
Danças que Temos Feito – Piauí
21 de março, sex, 19h
…guia, que move, faz mover, faz dançar imaterialidades, assombros. o que faz dançar? quando o corpo dança, o que está dançando junto? corpo guia, sereia. corpo que guerreia. guiar deslocando, movendo, guiando pela fabulação de dançar como piauienses samurais.
Duração: 35min
Classificação indicativa: Livre
HISTÓRIA AO CONTRÁRIO – TEATRO PARA CRIANÇAS
Rodrigo Tomaz – Ceará
22 de março, sab, 15h
Com uso de objetos, efeitos de luz, bonecos e transições entre Narrador e vários personagens, um ator interage e conta para as crianças a história de uma família real que vive feliz para sempre em um reino comandado por um Rei ingênuo. Um belo dia, o Rei se espanta ao perceber que o sol foi roubado. Em uma boa aventura, para resolver o problema, são ajudados por um Gigante adormecido, um Príncipe valente e surpreendidos pelas atitudes da Princesa. Tudo isso contado ao contrário, desmontando a lógica das histórias clássicas.
Duração: 45min
Classificação indicativa: Livre
MARIA FIRMINA DOS REIS, UMA VOZ ALÉM DO TEMPO
Júlia Martins – Maranhão
22 de março, sab, 19h
Releitura cênica sobre a vida e obra da primeira romancista afro-brasileira da história, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida de Firmina, a atriz Júlia Martins, pesquisadora da escritora maranhense, traz a sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida de Maria Firmina dos Reis.
Duração: 50min
Classificação indicativa: Livre
100M RASOS
Digavocecia – Ceará
26 de março, qua, 12h
Uma corrida rumo ao nada, uma luta desenfreada, uma paragem no tempo, três competidores disputam um lugar, concorrem a uma vaga, combatem pelo destino. Aonde isso irá levá-los?
100m rasos é um trabalho de comicidade em dança, que subverte as barreiras costumeiramente usadas em aula de ballet para o universo das Olimpíadas, trazendo uma ludicidade corporal que remete a uma outra passagem de tempo. Por que corremos tanto? Para onde vamos? Onde queremos chegar?
Duração: 40min
Classificação indicativa: Livre
BAILE BUFA
Casa Bufa – Ceará
26 de março, qua, 19h
Aparições e acontecimentos, o que se faz possível nas dobras do circo, teatro, dança e da própria vida? A Baile Bufa é uma celebração, uma implosão das certezas, um choque de monstro! Um espetáculo experimental parido na Casa Bufa, que explora a linguagem da bufonaria, alargando as possibilidades de composição com essa linguagem, tensionando lugares da comicidade e dos modos de ocupar a cena jogando com o risco e o riso através do corpo de seis criaturas em cena, híbridas, tortas, dispostas a tentar, tentar, e tentar. O fracasso como possibilidade de um porvir em festa, a celebração ao que deu errado aos olhos de uma sociedade limitante e a potência para criação novos mundos.
Duração: 100min
Classificação indicativa: 18 anos
LEONOR
Carminha Abrantes – Paraíba
27 de março, qui, 19h
Leonor é um espetáculo que busca levantar questões sobre o envelhecimento. Nele, a personagem mantém um pensionato no Sertão da Paraíba, onde mora com vários jovens. Sentindo o peso da idade, ela decide fechar o lugar, mas sua vivência com os inquilinos colocará em questão seu olhar diante do envelhecer.
Duração: 40min
Classificação indicativa: Livre
TITA&NIC: A COMÉDIA
Cia. Cearense de Molecagem – Ceará
28 de março, sex, 19h
É início do século XX e as invenções pipocavam de cabo a rabo, eis que surge uma inafundável jangada: a Lamparina do Mucuripe. A euforia é total. Uma multidão embarca na jangada que ruma para um fatídico destino nas águas fétidas da Leste Oeste. Eis que pinta o maior clima entre o humilde da 3ª classe, NIC da Silva, e a melancólica e sufocada aristocrata da 1ª classe, TITA Jereissati. Por amor os dois só faltam se lascar. Ao final, a mocinha melosa e o galã canastrão – mesmo mortos! – vivem felizes para sempre.
Duração: 75min
Classificação indicativa: Livre
O MATUTO
Rapha Santa Cruz – Pernambuco
29 de março, sab, 15h
Um espetáculo lúdico, com um personagem que é um misto de mágico e palhaço, e que parece saído de um Folheto de Cordel. Ele vai apresentando seu universo de encantamento: dançando, fazendo equilíbrio, malabares, jogos de palhaçaria, e tocando pífano e pandeiro. A interatividade é outra marca da obra, que tem sido muito bem recebida por crianças e adultos, afinal, o matuto é mesmo “danado de bom”!
Duração: 50min
Classificação indicativa: Livre
CANDEIA
Grupo Estação de Teatro – Rio Grande do Norte
29 de março, sab, 19h
Em “Candeia”, quatro velhas senhoras recebem o público em seu quintal. São benzedeiras, irmãs e amigas que adoram uma prosa, uma troca de receitas e histórias. De longe podemos sentir o cheiro das ervas frescas e do incenso. O café coado, o bolo de vó, o escalda pés são convites para que os presentes se conectem com suas memórias mais singelas, provocando um mergulho em si. Uma experiência teatral única e acolhedora.
Duração: 60min
Classificação indicativa: Livre
Serviço
Mostra BNB das Artes Cênicas
De 19 a 29 de março
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza)
Rua Conde D´Eu, 560, Centro
Entrada gratuita
Ingressos disponíveis no outgo.com.br
Mais informações: Instagram @ccbnb_fortaleza
Telefone 85 3209 3500