A Fundação FHC e a Casa Museu Ema Klabin realizam a exposição virtual “Dois Acervos, Dois Olhares: os objetos de FHC e Ema Klabin”, que propõe um diálogo entre os acervos reunidos por uma brasileira e um brasileiro que marcaram presença na história do país no Século XX: a empresária Ema Gordon Klabin (1907-1994), importante colecionadora e apoiadora das artes na cidade de São Paulo, e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, nascido em 1931. (Foto: Divulgação)
Ema Klabin e Fernando Henrique tinham pontos em comum: vinham de famílias com forte inserção social, a dela ligada à indústria e a dele à política, e ambos acumularam durante a vida objetos representativos de suas posições. Mas também há importantes diferenças. O acervo de Ema é eminentemente pessoal e reflete seu desejo de colecionar peças artesanais e industriais e obras de arte que contam a história de sua época. Já o acervo de FHC reflete a trajetória de um homem que ocupou a Presidência da República por dois mandatos (1995-2003) e, neste período, reuniu grande quantidade de documentos e objetos de interesse público.
A exposição é formada por conjuntos de objetos que dialogam entre si, falam das trajetórias de vida dos colecionadores e estão sob a guarda de instituições que funcionam a partir das lógicas de dois campos do conhecimento – a museologia e a arquivologia. A mostra exibe a beleza e as peculiaridades dos objetos selecionados e traz a especificidade dos olhares em relação a eles.
O público poderá conferir imagens de objetos históricos, como a “Birome”, o primeiro modelo de caneta esferográfica criado pelo húngaro László Bíró e guardado por Ema Klabin como lembrança do pai, e um conjunto de caneta e lapiseira Parker 51, presente oferecido a Getúlio Vargas e usado por Fernando Henrique na assinatura de sua posse como presidente da República. Entre as peças apresentadas, estão ainda dois relógios simbólicos: um, da coleção de Ema Klabin, em estilo Régence e atribuído à oficina de André-Charles Boulle, decorado com as três moiras da mitologia grega; e outro, que representa a ponte Golden Gate, ofertado a FHC em 1996, nos Estados Unidos.
Esta é a 18ª exposição online organizada pela Fundação FHC, projeto iniciado em 2020, durante a pandemia da COVID-19, quando permaneceu fechada ao público por quase dois anos. O sucesso foi grande e, desde então, foram produzidas diversas mostras virtuais que abordam temas relevantes e atuais, a partir dos documentos do Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Clique aqui para visitar a exposição “Dois Acervos, Dois Olhares: os objetos de FHC e Ema Klabin”
