A reunião de partida das obras de integração da Biblioteca Pública Menezes Pimentel ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura aconteceu na manhã quinta-feira, 30, no hall do Museu da Cultura Cearense, do Dragão do Mar. As obras contam com investimento de R$ 2.009.166,08 do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, e constituem a primeira de duas intervenções a serem realizadas no equipamento.
A reunião de partida marcou o início das obras, com a realização de visita técnica à Biblioteca Menezes Pimentel e ao Centro Dragão do Mar. Os serviços serão executados pela empresa Concreta Engenharia Ltda e compreendem melhorias na fachada, no acessos e no estacionamento da Biblioteca. As obras também incluem expansão da reserva técnica e da área de exposição do Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar. O prazo de execução das obras é de 90 dias.
A reunião de partida contou com a presença do secretário da Cultura do Governo do Estado, Paulo Mamede; do presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Paulo Linhares; do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado, Quintino Vieira, e do superintendente adjunto, Sílvio Gentil Campos.
“As obras que estão sendo realizadas e as que vão se iniciar em breve no conjunto de equipamentos culturais da Secult são essenciais para que se cumpra nosso objetivo de garantir que a população tenha acesso aos equipamentos, com plenas condições de uso e com programação de qualidade”, ressalta o secretário Paulo Mamede, destacando como exemplos de equipamentos que já estão passando por obras o Theatro José de Alencar, o Cine-teatro São Luiz e o Memorial de Cego Aderaldo, em Quixadá, além do próprio Centro Dragão do Mar e do Centro Cultural Bom Jardim.
“Nesse conjunto de ações, as obras na Biblioteca Pública Menezes Pimentel têm uma grande importância. A Biblioteca foi o primeiro equipamento que visitei, ao assumir a Secretaria. Possui um acervo de livros raros que é destaque nacional. A população tem direito a contar com a Biblioteca em plenas condições de utilização, e a integração com o Centro Dragão do Mar vai contribuir para isso”, enfatiza o secretário.
“Nosso objetivo é garantir que as políticas públicas do Estado para a cultura possam ter funcionamento, na prática e no dia a dia, de forma democratizada, acessível a todos, priorizando o interesse da sociedade. Para isso, é essencial que os equipamentos da Secretaria estejam em boas condições. Daí nosso esforço para agilizar as obras pelas quais os diversos equipamentos precisam passar”, complementa Paulo Mamede.
A reforma geral da Biblioteca, que terá investimento da ordem de R$ 14 milhões, está em fase de abertura de licitação.